Estudantes da Unidade Escolar Municipal Dr. João Viana, do Bairro João Viana, visitaram na manhã desta quinta-feira (20/07) a Piscina do Ponte, um dos tradicionais pontos turísticos da cidade, que está passando por um processo de revitalização, sendo o primeiro passo a limpeza realizada há aproximadamente um mês.

O passeio com os alunos do 5º ano da unidade de ensino faz parte da culminância de um projeto desenvolvido que visa à conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente. Daiane da Silva, de 11 anos, destacou a importância do trabalho de campo.

“É muito boa a aula aqui. Nós aprendemos a reciclar, a preservar, sobre a importância do meio ambiente. Nós aprendemos que não se deve jogar o lixo na rua, não jogar o óleo na pia, pois pode prejudicar a água e os seres vivos”, disse Daiane da Silva, estudante.

“Estamos trabalhando a culminância de um projeto. Trouxemos os nossos alunos aqui na Piscina do Ponte para ver, conhecer e despertar para a preservação do meio ambiente. É uma aula prática e nós repassamos isso na sala de aula, mas hoje é um momento ímpar para eles. A gente fica feliz em vê-los aprendendo de uma forma diferente”, destacou Antônia Cardoso, diretora da Escola Dr. João Viana.

A atividade pedagógica, que envolveu toda a comunidade escolar da Escola Dr. João Viana, contou com a parceria do Núcleo de Educação e Vigilância em Saúde, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria Ajunta de Limpeza Pública e o apoio da Organização Não Governamental Riacho do Ponte, que também luta pela despoluição e revitalização do manancial de água doce que abastece a piscina. Durante as palestras e explanações sobre o processo de coleta e destinação correta do lixo, jovens atendidos pelo Centro da Juventude do Bairro Ponte também apresentaram uma performance teatral, ilustrando o cuidado com a riqueza hídrica, a fauna e a flora.

“Essa é uma política que diz respeito a toda a sociedade. Ela representa a nossa sobrevivência. A água depende por sua vez da preservação das matas e dos biomas que hoje temos que preservar. Essa mobilização envolve principalmente o poder público, porque é ele que detém toda a política institucional que rege essa área, os recursos e organizações administrativas que colaboram com as questões ambientais” afirmou Prof. Arimatéia, educador.

“É uma luta que temos há dois anos. Estamos no começo, mas o movimento ganha força. A Piscina estava abandonada, mas hoje a todo o momento que você passa na piscina, você vê pessoas olhando e relembrando como era este local no passado. Mas esse é o nosso desejo, a despoluição, para que possamos tomar banho na Piscina do Ponte”, lembrou Anita Barbosa, da ONG Riacho do Ponte.

“A preservação é muito importante para nós da sociedade, porque é neste meio que nós vivemos. A visita dos alunos da escola Dr. João Viana nos dá uma alegria. São crianças que vieram ouvir o eco das vozes da sociedade. Nós temos que preservar os nossos mananciais, pois esses mananciais que dão vida a todos nós, esse é o motivo de nós estarmos aqui hoje”, finalizou Natanael dos Reis Pereira, coordenador do CCZ.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , , ,