A X Conferência Municipal de Assistência Social, que foi aberta na noite de quinta-feira (20), teve seu ponto alto nessa sexta-feira (21), momento em que ocorreram debates de ideias e propostas no Centro de Treinamento João Paulo II.

Abertura da X Conferência Municipal de Assistência Social

O evento é uma realização do Conselho Municipal de Assistência Social apoiado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, sendo uma oportunidade para a manifestação dos diversos segmentos da sociedade.

“É muito importante este espaço, onde toda a comunidade pode externar suas angústias, aqui nesse espaço são construídas as propostas da sociedade civil junto com o poder público”, destacou Paulo Carneiro, vice-presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Caxias (ADEFIC).

“Nós participamos das pré-conferências. Dentre as nossas propostas está a conquista de um transporte para poder deslocar os idosos, crianças e deficientes que não tem como se locomoverem para o CRAS do descanso. Esse é um dos pedidos que já foi colocado em pauta na Conferência. Enquanto a gente não tem um CRAS na comunidade, a gente precisa que o anexo do descanso tenha um transporte para buscar as pessoas de comunidades mais remotas para eles terem acesso ao CRAS”, destacou Maria do Livramento, da associação do povoado Brejinho.

Confira mais fotos da abertura do evento:

Com o tema: Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), durante a Conferência os participantes foram divididos em quatro grupos. Cada grupo conheceu, discutiu e deliberou sobre quatro eixos. Cada eixo abordou uma temática específica. O eixo I – a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; eixo II – gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; eixo III – acesso as seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantia de direitos socioassistenciais e o eixo IV – a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais.

“É um espaço democrático onde deliberamos ações. Esse momento é também uma preparação para a plenária estadual. O ponto mais importante é que a gente possa aproveitar as ideias das lideranças, representantes de entidades e membros que trabalham na rede SUAS, pois esse é um espaço principalmente deliberativo”, afirmou prof. Chiquinho, secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Dia da X Conferência Municipal de Assistência Social

“A Conferência tem a participação dos nossos idosos. Nós temos 07 Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) em Caxias e nós trouxemos alguns idosos para participar da Conferência, trazendo as propostas deles mesmo. Nas pré-conferências nós montamos as propostas para serem trazidas e serem apresentadas. As propostas visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos”, explicou Mayara Silva, coordenadora dos CCIs.

Ao todo 08 delegados foram eleitos para a Conferência Estadual de Assistência Social entre os dias 18 e 20 de outubro, onde serão escolhidos outros delegados para representar o Estado na Conferência Nacional que acontece entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2017.

“Nós trabalhamos o texto para as propostas que vão fortalecer a política de Assistência Social e também garantir as propostas do nosso município. Vários segmentos estão participando. A sociedade civil está aqui com os sindicatos, associações e todas as pessoas que são usuárias dos equipamentos da Assistência Social. 08 delegados foram eleitos para a Conferência Estadual”, disse Maria Júlia, pres. do Conselho Municipal de Assistência Social

Confira mais fotos do dia do evento:

“Aqui é uma plenária e é desse espaço que nós deliberamos as propostas para os projetos sociais desenvolvidos pela Assistência Social dos municípios. É muito importante o envolvimento de entidades e usuários, eu diria que é uma obrigação. Nós avaliamos as políticas sociais que estão sendo desenvolvidas e propomos outras para melhorar ainda mais. Temos que pedir melhorias para daqui a dez anos. Aqui nós pedimos um cofinanciamento e um orçamento para a Assistência Social”, explicou Jairo Dias, vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social.

Confira mais fotos da X Conferência Municipal de Assistência Social:

Palavras chaves: , ,