A manhã dessa sexta-feira (21) foi de formação para grande parte das manipuladoras e manipuladores de alimentos da rede municipal, que atuam em escolas tanto da zona urbana, quanto da zona rural.

O auditório da Prefeitura de Caxias ficou pequeno diante da mobilização dos profissionais que receberam informações sobre relações humanas e dicas de como podem desenvolver melhor suas atividades para com o público, com os quais lidam diariamente, a exemplo de estudantes e a comunidade escolar de um modo geral.

“É importante este momento porque a gente aprende a interagir mais com os alunos, com os professores e de modo geral na escola, isso ajuda demais o nosso convívio. É um desafio diário a convivência com as pessoas”, ressaltou Vanderléia Neves, manipuladora de alimentos.

“Vamos trabalhar com nossas manipuladoras de alimentos para mostrar a elas o quanto são importantes como educadoras dentro da escola, preparando uma alimentação de qualidade. O convívio é importante para que tudo saia certo. Hoje, aqui, são duas palestras mostrando a importância das manipuladoras dentro da escola e dar as boas vindas a um processo de formação continuada que vai acontecer com elas durante essas quatro anos”, afirmou Lícia Pinheiro, nutricionista.

“As relações sociais são fundamentais no trabalho, em qualquer empresa. Nós sabemos que tem a estrutura, tem os recursos, mas nós sabemos que as relações humanas são essenciais. Com uma boa convivência com as pessoas que fazem parte dos setores, tanto dentro como entre os setores, nós vamos ter um bom trabalho”, explicou Núria Ramos, assistente social.

Ao todo 400 manipulares de alimentos estão passando pela formação. Durante o evento, a secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, destacou a importância de todos os trabalhadores e trabalhadoras nas atividades que desenvolvem, principalmente no aspecto das relações humanas que estabelecem dentro das unidades de ensino.

500 Kits, com avental, touca e luva foram distribuídos. A secretária lembrou ainda da parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Saúde, que será desenvolvida a partir do mês de agosto, visando um melhor cuidado com todas as pessoas que trabalham no processo de manipulação de alimentos da Rede Municipal de Ensino.

“Nós estamos com essa formação desde janeiro, mas nossa formação é continuada, então nesse dia de hoje onde nós vamos falar da importância dos relacionamentos, a importância da valorização desses profissionais, que não são mais chamados de merendeiros, mas de manipuladores de alimentos. Há uma inovação inclusive na nomenclatura. Qualquer profissional precisa ser bem tratado e nós vamos oferecer a oportunidade das nossas manipuladoras de alimentos ter esse curso de formação continuada. Além disso, estamos distribuindo 500 kits que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Caxias, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e os fornecedores da alimentação escolar. Nós temos uma parceria com a Secretaria de Saúde para que a partir de agosto todas as nossas manipuladoras passem pelos exames necessários, garantindo a saúde de todas elas”, Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT).

Confira mais fotos da ocasião:

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , ,