A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), realizou a entrega de computadores para 14 das 17 escolas da zona rural que receberão os equipamentos. O kit é composto por gabinete, cinco monitores, fone de ouvido e impressora. A solenidade com os diretores de unidades de ensino da zona rural aconteceu na manhã dessa quinta-feira (27/07), no auditório da Prefeitura de Caxias.

As escolas beneficiadas são dos povoados: Alto Alegre, São Martino, Barriguda, Bom Jardim, Canadá, Vila Nova, São Pedro, Porto do Paiol, Batalha, Bolo Doce, Olaria, Morada Nova e São José dos Mesquitas.

“Vai contribuir com o nosso trabalho de pesquisa, novos conteúdos e também vai contribuir para alfabetização dos nossos alunos. Vai ser o primeiro contato de muitos com este recurso. Como os diários são online, não precisaremos estar levando trabalho para casa, vamos fazer na escola”, disse Maria Eliene, do povoado Porto do Paiol

“Vai ajudar tanto no preenchimento do diário escolar, como para os alunos. Vai ser uma novidade para os alunos. Os computadores já vem com os livros o que pode ajudar para que os alunos possam ter interesse na leitura de livros do dia a dia que a gente possa trabalhar”, lembra Joseane de Jesus, do povoado Bom Jardim.

“Esses equipamentos serão utilizados nos trabalhos pedagógicos em sala de aula, onde professores e alunos estarão juntos trabalhando de maneira planejada. A maioria dos estudantes da zona rural utilizam celulares, então, esse material vem chegar na sala de aula para auxiliar os alunos a utilizar as mídias de uma forma que eles adquiram uma aprendizagem”, destaca Sandra Moura, coordenadora de Educação do Campo e Quilombola.

A entrega dos equipamentos, segundo a secretária da pasta, Ana Célia Damasceno, faz parte do processo de informatização das unidades de ensino. Além dos computadores, a internet está sendo levada a todas as escolas da zona rural. Seis escolas já utilizam o serviço, a exemplo do que já acontece na zona urbana, pois com a implantação do Programa Educacional de Gestão Escolar (PEGE), os educadores devem atualizar seus diários online, facilitando o envio dos dados.

“A contribuição é imensa. Nós temos um programa instalado na Secretaria de Educação o PEGE, que é um programa de gestão escolar e educacional onde todos os nossos professores têm diários online, então é uma necessidade que nós professores temos nas escolas. Hoje 14 escolas estão recebendo computadores, cinco monitores cada uma e todo o arsenal para que o computador funcione e a impressora. Esse programa contempla Internet para a zona rural. Seis escolas que hoje recebem o Kit, a internet já está montada, claro e via satélite. É mais que necessário. Nós não podemos abrir mão da tecnologia. É a ciência e a tecnologia chegando em todos os lugares da cidade e zona rural. Nesse primeiro momento o uso é mais para professores e direção das escolas os equipamentos”, afirmou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Durante discurso proferido aos gestores escolares, a secretária Ana Célia Damasceno também anunciou que nos próximos dias, sete escolas já estão prontas para serem inauguradas na zona rural, outras 22 também serão reformadas.

“A escola foi contemplada, a secretária acabou de nos confirmar que a nossa escola vai entrar na reforma. Há mais de 10 anos ela não era reformada. Já estava na hora. Valeu a pena a nossa vinda hoje a Caxias” agradeceu Maria Eliene, do povoado Porto do Paiol.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: