A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com a Engenharia em Eficiência Energética/ECOCEMAR, permitiu que a comunidade terapêutica Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Graças, situada no povoado Cruz, no 2º Distrito de Caxias, tivesse abatimento na conta de energia. A Secretaria encaminhou 22 mil quilos de papel, que não tinham mais utilidade, ao projeto ECOMAR. Em troca dos resíduos recicláveis, a SEMECT indicou a Fazenda da Esperança para que a entidade recebesse o abatimento na conta de luz elétrica.

“A SEMECT estabeleceu a parceria com a ECOCEMAR em fevereiro, desde então, começamos a visitar e organizar almoxarifado para a separação de papeis e livros encontrados. Começamos a doação para o trabalho de reciclagem. Foram doados livros devolvidos pelas escolas ainda na década de 1990, ou seja, que estavam empilhados. Desse modo, a doação foi de livros didáticos desatualizados e muito envelhecidos, portanto, que não podiam mais ser recuperados para os fins a que se destinavam”, explicou a professora Francigelda Ribeiro, gestora de memória e cultura da SEMECT.

A Fazenda Esperança é uma comunidade terapêutica com mais de 30 anos de experiência na recuperação de jovens dependentes químicos. O trabalho se baseia no tripé: convivência em família, trabalho como processo pedagógico e espiritualidade para encontrar um sentido de vida.

O projeto ECOMAR, consiste na troca de resíduos sólidos recicláveis por bônus na fatura de energia elétrica, com destinação organizada do material à indústria de reciclagem. O projeto contribui com a preservação do meio ambiente e oferece alternativas para o pagamento das faturas, conforme informações constadas no site do projeto na internet: http://falaparceiro.cemar116.com.br/Meio-ambiente/ECOCEMAR.

A secretária da pasta, Ana Célia Damasceno, mostrou-se feliz com o resultado da ação, e agradeceu ao prefeito Fábio Gentil pelo apoio aos projetos desenvolvidos pela SEMECT.

“Quero agradecer primeiro a Deus por mais essa possibilidade e também ao nosso prefeito Fabio Gentil, por apoiar todas as ações da SEMECT. Quero compartilhar com todos da Secretaria Municipal de Educação essa ação importantíssima que é o descarte de resíduos, no caso, livros velhos, fora de uso, que enviamos para a ECOCEMAR e foi abatido das contas de energia da Fazenda da Esperança que foi a instituição que recomendamos à CEMAR”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

Confira a foto do documento enviado pela ENG/ECOCEMAR à SEMECT:

Palavras chaves: , , , ,