Durante toda a manhã da última sexta-feira (28/07), Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, as equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), realizaram na Praça da Matriz um trabalho de conscientização, informação e exames de testes rápidos para as hepatites B e C.

A coordenadora do SAE, a enfermeira Yasmin Araújo, destacou que o objetivo do evento na praça era conscientizar a população sobre as formas de prevenção, pois, quanto mais cedo o diagnóstico se torna menor a possibilidade de evolução em situações mais graves, como cirrose e câncer de fígado, por exemplo .

O moto taxista Adailton Morais, disse que, como já trabalha nas imediações da praça, aproveitou a oportunidade para fazer alguns exames que o CTA/SAE estava oferecendo: “Acho que o município está de parabéns com essas ações, pois assim, nós os trabalhadores e a população em geral, podemos nos cuidar um pouco mais” completou Adailton.

A coordenadora do CTA,  Dra. Kelma Bezerra, lembrou que após o resultado dos testes, caso a notificação seja positiva, a pessoa é encaminhada para acompanhamento e tratamento através do serviço especializado SAE.

“Aqui todos podem participar. Estamos abordando e falando da importância do teste; às vezes compartilhando um alicate de unha ou um barbeador, as pessoas podem facilmente se contaminar, por isso quero lembrar que esses instrumentos, devem ser objetos de uso individual”, alertou a coordenadora.

O psicólogo do CTA/SAE Lígio Brito, fez uma observação relacionada ao nome social usado por muitos travestis, pois, segundo ele, muitas não sabem que podem usar o seu nome social.

“Nós aqui estamos informando a população LGBT que eles também têm esse direito a mudança de nome, e isso é importante que a gente divulgue”, lembrou o psicólogo.

A ação foi direcionada a toda a população, tanto da zona urbana, quanto da rural que passava pelo local onde a tenda foi montada. Uma equipe de saúde estava disponível, composta por: Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Psicólogos e Assistentes Sociais. Foi distribuído ainda, um farto material informativo, além de preservativos masculinos e femininos.

Confira mais fotos:

 

Palavras chaves: , , ,