A cidade de Caxias recebeu a 2ª edição da Feirinha da Gente no último domingo (30/07). Caxienses e turistas visitaram o mais novo ambiente de sociabilidade, a Praça Vespasiano Ramos, no largo da Igreja de São Benedito, no Centro de Caxias. Realizada pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Adjunta de Turismo, a mobilização em prol do incentivo às atividades comerciais de micro e pequenos empreendedores, está se transformando em uma grande atração, lugar de compras aos domingos e espaço cultural, despertando a atenção de pessoas de outros municípios.

“Uma iniciativa muito boa, um ponto para a gente encontrar amigos, inclusive hoje eu moro em São Luís, eu espero que perdure por muito tempo. Aqui é um local muito bom, tem segurança, ambiente tranquilo, uma comida ótima e um chopp maravilhoso” disse Eraldo Novais, consumidor (Turista-São Luís).

A Feirinha da Gente, que reúne uma variedade de produtos e serviços de micro e pequenos empreendedores, conta com apoio logístico da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria Municipal de Indústria e Comercio; Secretaria Municipal de Infraestrutura; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil; Academia Caxiense de Letras; e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo do Município, ressalta que a Feirinha é um sucesso e se mostra como um ponto turístico para a cidade de Caxias.

“A Feirinha é um sucesso, cada vez mais as famílias estão vindo prestigiar, as famílias com crianças, é um encontro da família caxiense. O prefeito Fábio Gentil incentivou bastante para que tivéssemos sucesso em função dessa feirinha. Este local passa a ser um ponto de encontro, então as pessoas vêm, compram produtos hortifrúti, compram o artesanato, tomam o café da manhã, almoçam aqui, temos até cerveja artesanal ali, música de qualidade, então as pessoas estão vindo mais e gerando renda. Na verdade, o caxiense já elegeu a Feirinha da Gente como um ponto turístico da cidade”, ressaltou Fernando Santos, secretário Adjunto de Turismo.

O Secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jefferson, aponta como aspecto positivo da Feirinha a possibilidade dos agricultores familiares poderem compartilhar sua produção. Em sua totalidade, são trabalhadores que fornecem produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal em parceria com o Município de Caxias, como é o caso de Josenildo dos Santos, do povoado Chapada.

“É uma boa oportunidade para nós produtores mostrarmos parte daquilo que produzimos na agricultura familiar. Nós trouxemos uma grande variedade de produtos: quiabo, maxixe, pepino, abóbora, alface, vinagreira”, pontuou Josenildo dos Santos, agricultor familiar.

“Hoje estamos percebendo uma maior participação. Nós estamos acompanhando os nossos agricultores. Essa é uma oportunidade para que a população de Caxias tenha um espaço diferenciado e poder visitar, conhecer e comprar. No PAA, nós trabalhamos com 136 agricultores. Conforme eles produzem, nós vamos fazendo um rodízio dos agricultores. Hoje nós temos 25 agricultores em 09 barracas, então, conforme vão acabando os produtos, a gente pega algum outro agricultor que tenha e que possa fornecer e aí a gente vai fazendo esse revezamento”, explicou Ney Jefferson, secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Os artesãos Aparecida Sarom e Luís Neves, acreditam que a Feirinha agradou a clientela e tem todas as condições para continuar sendo um sucesso.

“Cada pessoa que vem aqui leva informação para outros clientes e essas pessoas vêm aqui valorizar o nosso trabalho. A gente está aqui e queremos que essa feira se prolongue por muitos anos em benefício de todos os caxienses”, espera Aparecida Sarom.

“A gente desenvolve educação ambiental, e como consequência, veio o artesanato, mas nós trabalhamos a educação ambiental. Gera renda e emprego também. Tudo que temos é feito de material reciclável, desde a casinha feita de garrafa pet, temos vassouras, cestos e utilitários”, afirma, Luís Neves, artesão.

A Feirinha da Gente acontece todos os domingos das 08h às 15h e expõe em suas barracas instaladas produtos da agricultura familiar, como: abóbora, cheiro verde, feijão, fava, melancia e melão. Além disso, o consumidor encontra comidas típicas da gastronomia caxiense. O artesanato é mostrado em sua variedade: flores, quadros, luminárias, chaveiros, até a cerveja artesanal. São encontrados ainda, livros, roupas, dentre outros produtos. Enquanto fazem as compras, os clientes apreciam as atrações culturais e musicais de artistas caxienses, a exemplo da cantora Eriane Andrade.

“Maravilhoso! Hoje é o primeiro domingo que eu estou participando. Deus ajude que continue. Estou levando algumas verduras, então, amanhã já não vou ao mercado”, afirmou Lúcia Lobão, consumidora.

“Só em a gente está conseguindo um produto natural, sem agrotóxico já é grande coisa. E a seresta é muito boa, para reviver as coisas do passado. Maravilho, a praça deu outra vida”, lembrou Celeste Lima, consumidora.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: