Em dia de festa diversos segmentos da sociedade estiveram presentes em frente à Prefeitura Municipal de Caxias, como autoridades civis, militares, gestores municipais do executivo, legislativo e judiciário. Por volta das 08h30min, na manhã desta terça-feira (01/08), foi realizada a solenidade de hasteamento dos pavilhões do Brasil pelo prefeito Fábio Gentil, do Maranhão pelo coronel Cleuton e de Caxias, pelo vereador presidente da Câmara Municipal, Catulé.

O ato foi em respeito a celebração do dia 1º de agosto, que em 2017 marca os 194 anos em que Caxias aderiu à Independência do Brasil. Historicamente, o Brasil se torna independente em 07 de setembro de 1822. Caxias, como último foco de resistência, só deixa o estar sob o jugo português praticamente um ano depois, em 1º de agosto de 1823, quatro dias após da Adesão do Maranhão à Independência do país. O momento foi de felicitações. O padre Ribamar realizou a benção cristã, foram entoados cantos, e rezados uma Ave Maria e um Pai Nosso. A solenidade foi finalizada com os discursos das autoridades políticas que ressaltaram a importância de Caxias e de como a atual administração dá motivos para que a cidade continue crescente.

“Hoje tem uma importância a mais porque o prefeito chegou há seis meses para entregar grandes obras ao município de Caxias, obras estas, que o povo solicitava há décadas. De forma que hoje nós participamos da festa em comemoração a Adesão de Caxias à Independência do Brasil. Nós estamos aqui fazendo o desejo de nossa população”, disse o Catulé, presidente da Câmara Municipal.

“A cidade de Caxias precisa ser respeitada no patamar que ela merece. A nossa “Princesa do Sertão” precisa de mais valorização e para que isso aconteça, basta que a gente governe com amor, com respeito ao povo de nossa cidade, e, nosso governo tem implantado esse respeito. Eu tenho certeza que nesses 194 anos teremos ainda muitos frutos para colher. A nossa saúde vai ser a saúde que a gente quer, o nosso propósito é fazer de Caxias uma cidade de soluções e com a ajuda do povo de Caxias nós vamos conseguir. Parabéns Caxias! A cidade aniversaria e quem ganha o presente é você”, parabenizou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Cuidar da cidade é cuidar das pessoas. Então, ao completar 194 anos a cidade recebe de presente o entusiasmo, a vontade e, acima de tudo, obras que vão trazer a perspectiva de dias melhores, gerando empregos e oportunidades. A nossa mensagem é de muita fé e de compromisso, eu tenho certeza que o nosso partido vai contribuir para que o prefeito Fábio Gentil continue a dar uma grande contribuição à cidade”, lembrou Cléber Verde, presidente estadual do PRB.

“Antes de tudo parabéns à cidade e ao povo de Caxias, nós somos uma cidade de luta. Caxias tem a guerra da balaiada e lutamos muito pela independência. Parabéns Caxias! parabéns ao prefeito Fábio Gentil que teve a coragem de colocar um pouquinho do que é uma Caxias trabalhando”, parabenizou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Gratidão a Deus e gratidão ao nosso amigo prefeito Fábio Gentil por está participando desse belíssimo momento da história de Caxias. Hoje Caxias está se tornando um canteiro de obras. Nossa cidade está de parabéns pelos seus 194 anos, mas de parabéns está o povo por ter essa cidade transformada”, destacou Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

Em seguida, por volta das 09h30 da manhã o prefeito Fábio Gentil e sua equipe de trabalho lançaram a Pedra Fundamental das Obras em Construção no canteiro de obras de uma delas, o Shopping da Gente (Shopping dos Camelôs), que vai abrigar mais de 300 famílias gerando emprego e renda quando estiver pronto. O ato simboliza o pontapé inicial das grandes obras em andamento da cidade, como: Portais de Entrada da cidade; a Praça Dom Luis Marelim (Praça da Chapada); o Mirante, no Morro do Alecrim; E o complexo de saúde do Hospital Geral, movimentando aproximadamente  R$ 25 milhões de reais.

“É uma política pública voltada para a geração de emprego, para a geração de renda, para a melhoria da cidade e do espaço urbano. Tenho certeza que é uma obra onde as pessoas têm muito a ganhar. Parabenizo a gestão por encarar o desafio e assumir a responsabilidade para resolver o problema. Parabéns à cidade de Caxias, à gestão municipal e a todos nós”, expressou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito.

“O Shopping da Gente tem um cunho social muito grande. Vai tirar os camelôs do sol e da chuva. É um grande marco, um grande divisor de águas para a cidade de Caxias. Parabéns Caxias! Deus nos abençoe”, lembrou Murilo Novais, secretário de Infraestrutura.

“O Shopping da Gente é uma obra sonhada pelo município e por qualquer cidade desse país. A população precisa ser respeitada e essa obra é um sinal de respeito a muitas famílias que podem tirar o seu sustento dessa obra. É uma forma de respeito a todos os nossos camelôs e a todos os trabalhadores informais. Toda a nossa equipe está empenhada para que o sonho se transforme em realidade. Parabéns à cidade de Caxias, parabéns ao nosso povo” destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Já no final da manhã, a comitiva seguiu para o povoado Bebedouro, no 2º Distrito de Caxias, para a entrega oficial da reforma e ampliação da Unidade Escolar Municipal multiseriada Aniceto Cruz, que é uma homenagem ao jornalista e ex-prefeito de Caxias.

A escola assiste a alunos da comunidade do 1º ao 5º ano, na faixa etária entre seis e doze anos. A escola não passava por uma reforma desde 1986, quando foi construída. Além da reforma, a escola passa a contar com quadro em acrílico, banheiros, caixa d’água e ventiladores. A reinauguração simbolizou também a entrega de mais sete outras escolas reformadas e equipadas em outras localidades, somando ao todo, oito unidades de ensino na zona rural do município foram entregues à população neste dia 1º de agosto.

“Educação deve ser prioridade de qualquer governo. Nós entregamos uma escola reformada e ampliada no povoado bebedouro, porque nós sabemos que além do corpo educacional, qualificação, nós temos que ter um prédio a altura dessas crianças, para que se sintam bem e se sintam em uma escola de qualidade. Juntamente com esta, estamos entregando hoje mais sete escolas. Até o final do ano vamos entregar mais 30 escolas, realizando assim, a educação que a gente quer”, afirma Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Sem a estrutura não é possível fazer um bom trabalho. Porém o aspecto social para essa comunidade é muito importante. Uma escola reformada e com banheiros sanitários, com caixa d’água é uma benção. Em nome do nosso prefeito eu só tenho a agradecer. Eu me sinto muito honrada em poder inaugurar uma escola como essa, que desde 1986, quando foi construída, nunca tinha sido reformada. Hoje, além da escola, nós ampliamos toda a parte elétrica e hidráulica”, ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

“Hoje é um momento muito feliz. O povoado está muito satisfeito com a administração do prefeito Fábio Gentil porque a nossa escola desde 1986 não era reformada. Hoje, a escola recebeu estrutura, a gente tem satisfação e prazer em ensinar. Temos mais condições. Que o nosso prefeito continue o trabalho abrilhantando a nossa cidade”, explicou Maria Ivoneide, gestora da escola Aniceto Cruz.

“A escola precisava de reforma. Tenho cinco netos que estudam aqui. A gente pensava que a escola ia cair por cima das crianças. Os meninos faziam precisão dentro do buraco. Agora está bom”, destacou Raimunda Pereira da Silva, moradora do povoado Bebedouro.

Confira a reportagem:

 

 

Palavras chaves: , , ,