Os ônibus já estão na cidade. Os veículos são novos e adaptados com elevadores acessíveis à pessoas com deficiência. O novo serviço de transporte coletivo será implantado em Caxias a partir de hoje,  1º de agosto de 2017, e é ofertado pela empresa Linux Transportes LTDA, de São Luís, capital do Maranhão, com mais de 40 anos de experiência no setor.

“A gente tem uma tradição no transporte coletivo há 40 anos, e a gente está trazendo aqui para Caxias ônibus novos, com acessibilidade para a pessoa com deficiência, estamos trazendo o melhor da frota. Nós esperamos fazer um trabalho profissional, com certeza a população de Caxias vai ficar muito satisfeita com o nosso serviço”, afirmou José Neves, empresário.

Ao todo são 14 rotas abrangendo toda a cidade de Caxias, os ônibus circularão de segunda a domingo, sendo que aos sábados serão disponibilizados apenas 60% da frota, e aos domingos 30%. O horário de funcionamento vai das 06h20min manhã às 22h, com intervalos entre os ônibus de 35 minutos. A tarifa será no valor de R$ 3,00. São veículos convencionais, que ao longo do funcionamento do serviço, vão ganhar tecnologia embarcada como: GPS, bilhetagem eletrônica com biometria facial, além de aplicativo para que o usuário possa saber a localização do ônibus da sua linha. As rotas já foram definidas: Aeroporto x Centro; Caldeirões x Centro; Cohab 01 x Centro; Cohab 02 x Centro; Conjunto Sabiá x Centro; Eugênio Coutinho x Centro; Fumo Verde/Veneza x Centro; Matadouro Novo x Centro; Ponte/Salobro x Centro/ Teso Duro/ IFMA x Centro/ Vila Paraíso x Centro/ e Cidade do Judiciário/Pirajá x Centro.

“São 14 ônibus rodando na cidade das 06h20min da manhã às 22h para atender todos os horários e todo mundo que necessitar. Posteriormente, vamos ter bilhetagem eletrônica, biometria facial, o aplicativo ‘onde está meu ônibus’, mas isso posteriormente. Primeiramente vamos botar para operar, e com o passar dos meses vamos implantando, acredito que em no máximo dois meses tudo vai está implantado. Dia 1º de agosto a gente começa e a população de Caxias vai poder ter o serviço”, explicou José Neves, empresário.

Os futuros usuários aprovaram a iniciativa e acreditam que a cidade estava carente de um serviço de qualidade no transporte convencional.

“Eu parabenizo ao gestor por implantar no município um transporte acessível, eu como pessoa com deficiência e faço parte de alguns movimentos, é um reclame da sociedade, principalmente desse público da pessoa com deficiência de um transporte acessível. Hoje a mobilidade é lei, e está aí a muito tempo sancionada, mas que está sendo concretizada agora”, lembrou Renne César, conselheiro Estadual da Pessoa com Deficiência.

“É uma oportunidade para nós que precisamos do transporte coletivo, porque nós não temos, os ônibus que existem são pequenos. Caxias tem mais de 100 mil habitantes, nós precisamos de um serviço de primeira qualidade que vai está vindo agora. Chegou em boa hora, principalmente para o nosso bairro que é distante para o Centro. Nosso prefeito tá agindo bem”, diz Francisco da Silva, morador do Seriema.

“É de muita vantagem. Tendo ônibus para a população andar, as coisas ficam muito mais baratas para o pobre ir no mercado”, afirmou Agrimar Queiroga, aposentado.

“É muito boa para as pessoas. Dá vida mais a cidade o transporte coletivo para todo lado, dá mais vida. A população está aumentando e é importante aumentar o transporte”, lembrou João Pessoa, aposentado.

Com a implantação do novo serviço de transporte coletivo, a Prefeitura de Caxias cumpre uma determinação do Ministério Público, além de está em acordo com o Plano de Mobilidade Urbano, que na atual administração está começando a sair do papel. Por lei, cidades com mais de 100 mil habitantes devem contar com transporte coletivo. O Plano de Mobilidade Urbana pode ser acessado no Site da Prefeitura de Caxias.

“O prefeito Fábio Gentil foi procurado pelo Ministério Público, colocando que não era atendido como deveria ser em termo de transporte coletivo. Então, nós estamos trazendo uma empresa de São Luís, uma empresa profissional, com ônibus novos, acessíveis e vêm preparados para atender cadeirantes, então Caxias está de parabéns. Nós tínhamos seis rotas, com essa empresa, nós aumentamos para 14 rotas. Então, Caxias só tem a ganhar com isso e a população com certeza vai agradecer esse novo serviço. Nós estamos atendendo também o Plano de Mobilidade Urbana, que já é lei, e a empresa vem com esse intuito de ofertar o serviço de uma magnitude que o Governo Federal exige”, ressaltou Alberto Simão (Betinho), secretário Adjunto de Transportes.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,