Agentes Comunitários de Saúde das zonas urbana e rural passaram por capacitação na manhã desta quinta-feira (24), no auditório da Prefeitura de Caxias, para o cadastro geral da população do município.

O momento serviu para que todos possam tomar conhecimento da ficha de cadastro e como identificar as informações. O cadastro da população será realizado tendo a preocupação de referenciar cada família à unidade de saúde mais próxima.

“A capacitação está sendo importante para a categoria e para a sociedade. O paciente vai ser informado ao sistema, o acesso a ele será facilitado. A gente convida todas as famílias para fazer esse cadastro, o paciente terá um cadastro online. Com o decorrer do tempo esse trabalho facilitará o trabalho do médico, pois vai facilitar muito o acompanhamento dos pacientes”, explica Francisca Silva, Agente Comunitária de Saúde.

Conforme a equipe da Atenção Primária do Município, após a coleta, as informações vão ser digitalizadas e enviadas ao Ministério da Saúde. A previsão é que o trabalho seja realizado até o mês de novembro deste ano. Para isso, a equipe também conta com a colaboração de toda a população usuária do Sistema Único de Saúde.

“O objetivo dessa capacitação é repassar informações para os Agentes Comunitários de Saúde sobre as novas fichas, para que eles peguem todas as informações necessárias para melhorar a qualidade das informações de cada usuário do Sistema Único de Saúde. Através dessas informações, nós teremos ciência de quantas pessoas existem em cada localidade, planejar e articular ações que sejam direcionadas a cada público, a cada Unidade Básica de Saúde. Todas as famílias cadastradas serão visitadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, mensalmente. Esse trabalho é de suma importância, eu peço que toda a comunidade, que seja assistida pela atenção básica, que se sintam sensibilizados pelo trabalho dos Agentes. Eu peço que cada pessoa faça esse trabalho junto conosco, para que seja realizado na melhor condição possível”, convida Márcio Henrique, membro da Equipe Técnica da Coordenação da Atenção Primária, que é responsável pelo E-SUS e SUSAB.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

 

Palavras chaves: , , , ,