A coordenação do projeto Fábrica do Empreendedor visitou na manhã da última quarta-feira (23), no Balneário Veneza, o local onde acontece neste domingo, dia 27 de agosto, das 08h às 12h, a Blitz da Beleza. Na ocasião ocorrerá a demonstração dos produtos e serviços voltados à beleza, estética, saúde e nutrição. Todos os serviços serão gratuitos e apresentados por 10 expositores. Dentre eles, Edna Maria e Ivoneide Monteiro.

“Eu trabalho com polpa de fruta. Nós vamos está expondo as polpas, os produtos que são feitos à base dessas frutas, como: mousse, pudim, sorvete, vitaminas e mais outras coisas que estamos preparando. Para mim é muito importante, porque estou no ramo há três anos e eu não era divulgada. Agora eu recebi o convite para fazer parte desse micro empreendedorismo, eu achei muito importante para mim, porque vou está expondo meus produtos. Espero que as pessoas possam se interessar”, disse Edna Maria, empreendedora do Bairro Fazendinha.

“Nós vamos mostrar que o trabalho de arrumar o cabelo é importante mas, da estética em si, preparando as mulheres para cuidar da beleza, da autoestima. Vou trabalhar a beleza de um modo geral, tanto a parte de cabelo, facial, mostrando como se faz a sobrancelha com micro pigmentação. No fundo é bom mostrar que somos lindas, por dentro e por fora. E o trabalho é esse, não só a parte de estética, mas outras coisas que eu vendo, como: protetores solares e outras coisas”, expõe Ivoneide Monteiro, empreendedora.

“O projeto tem um total de um ano, estamos apenas com dois meses de prática. O projeto preconiza que os empreendedores envolvidos possam, além de mostrar o seu trabalho, a sua produção individual, também possam fomentar ações voltadas ao estímulo do empreendedor, aquele que tem um pequeno produto, um projeto que queira mostrar. Então, a Blitz da Beleza vai mostrar o trabalho de maquiadores, esteticistas, quem trabalha com alimentos, físico, a saúde do corpo, sempre com esse objetivo de mostrar o trabalho, estimular e agregar pessoas”, explica Sérgio Sampaio, coordenador do projeto Fábrica do Empreendedor.

O projeto Fábrica do Empreendedor é apoiado pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Social do Comércio (SESC).

“O trabalho social que estamos desenvolvendo aqui, ele tem surtido efeito. Aos poucos a Veneza tem se transformado em uma vitrine que aos poucos vem sendo resgatada. As pessoas vêm dando credibilidade ao trabalho e vêm utilizando o espaço, e a gente atende todos os segmentos que nos procuram. Hoje temos em desenvolvimento o projeto Veneza Canta e Encanta, todo final de mês, a última sexta-feira do mês, agora dia 25 nós temos, eu estendo até o convite a todos. Já estamos lançando o projeto Vitrine Cultural aos domingos, onde nós temos os mais variados ritmos, todos os ritmos de músicas ao vivo, e estamos pensando em mais ações, porque o que precisamos é movimentar a Veneza 24h e, nos finais de semana, principalmente, dando opções as pessoas para que as famílias possam usufruir. A gente vai receber neste domingo a Blitz da Beleza para que a população possa usufruir dos produtos e das informações, que esse pessoal vai apresentar”, explica Antonione (Torneirinho), coordenador do Balneário Veneza.

“Iniciativas como estas são louváveis, a gente percebe que a cidade necessita de capacitação, necessita oportunizar os empreendedores e, dessa forma, vem acontecendo. Há mais ou menos um mês, nós cedemos o salão nobre do Centro de Cultura para que eles fizessem a primeira exposição lá dentro e agora estão solicitando o espaço da Veneza, e como tal, estamos aqui para atender, seja no aspecto estrutural ou no aspecto de apresentações culturais, levando em conta que o espaço aqui é turístico. Que outros expositores, empreendedores venham para cá, e aqui a gente possa montar, não só essa exposição, mas quem sabe no futuro, um Centro de Convenções compondo com o espaço ecológico da Veneza”, destacou Artur Quirino, secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

O projeto Fábrica do Empreendedor, idealizado há 1 ano e que está há dois meses em execução, tem como missão criar soluções em empreendedorismo integradas ao desenvolvimento social local, promovendo a empregabilidade por meio da relação com as comunidades, o mercado de trabalho e quem pretende abrir o próprio negócio. O projeto reúne um grupo de pequenos empreendedores onde, juntos, apresentam seus produtos e serviços para o mercado por meio de feiras. São realizadas oficinas nos bairros de Caxias visando estimular a comunidade ao empreendedorismo. Semanalmente, os grupos se reúnem para discutirem, junto à comunidade ou bairro, conteúdos voltados ao empreendedorismo, técnicas de vendas, gestão financeira de pequenos negócios, atendimento ao cliente, dentre outros. Qualquer pessoa que exerce uma atividade autônoma pode participar, a exemplo de cabeleireiros, manicures, revendedores e etc. Neste domingo, a partir das 08h da manhã, serão expostos trabalhos que já estão sendo executados. O Balneário Veneza foi escolhido por ser um polo de atração de pessoas.

“É um projeto de ações itinerantes, onde nós levamos essas ações para as comunidades, para os bairros, e aqui na Veneza é nosso ponto de partida. Resolvemos fazer aqui pela questão do público e, o balneário favorece com a questão turística, de estímulo ao empreendedorismo. Daqui vamos para outros bairros e regiões. Todos estão convidados, todas as pessoas podem se fazerem presentes. Não paga nada, são serviços gratuitos, as pessoas não vão precisar pagar para receber orientações. Vamos ter todos os serviços preparados para que as pessoas possam aproveitar”, convidou Sérgio Sampaio, coordenador do projeto Fábrica do Empreendedor.

 

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , ,