A cidade de Caxias vai ganhar nos próximos dias mais um programa social para assistir preferencialmente mulheres grávidas. O Programa Primeira Infância, que é mais conhecido como “Criança Feliz”, do Governo Federal, criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, será desenvolvido em Caxias dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

“Nós fizemos essa adesão porque nós vimos a necessidade do acompanhamento das famílias, principalmente das famílias mais carentes da zona urbana e da zona rural de Caxias. As mães que precisam ter acompanhamento e informação a respeito do aleitamento, da importância do pré-natal, de receber enxoval, então, tudo isso vai ser contemplado no Programa do Governo Federal. Nós justificamos junto ao Ministério a necessidade de Caxias fazer parte desse programa e, portanto, o Governo Federal observando isso, mandou um termo de adesão e imediatamente Caxias assinou esse termo”, explica Prof. Chiquinho, secretário Adjunto da Assistência Social.

O Programa vai assistir 600 mulheres e o trabalho será divido nos CRAS tanto na zona urbana, quanto na zona rural. A dotação orçamentária é no valor de R$ 39 mil reais por mês para desenvolver o Programa, sendo que o município de Caxias entra com uma contrapartida ofertando transporte e profissionais especializados para atender as mães e as futuras mães que forem assistidas. As orientações e informações vão desde o aleitamento materno passando pela doação do enxoval além do acompanhamento da criança até os seis anos de idade. Durante o desenvolvimento do Programa, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social produzirá relatórios dos acompanhamentos para que essas informações cheguem ao Governo Federal. A adesão ocorreu diretamente com o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.

Prof. Chiquinho, secretário Adjunto da Assistência e Desenvolvimento Social.

“A expectativa é que a gente comece ainda este mês, porém, nós ainda estamos aguardando que o Governo Federal comunique toda a sistemática, como é que vai funcionar. Nós temos informações sobre o funcionamento, porém, nós sabemos que existem informações que precisamos aguardar sobre a equipe que vai ser montada dentro da Secretaria, como vai ser a atuação dela, então são essas as orientações que estamos esperando para que possamos dá o ‘ponta pé’ inicial desse projeto em Caxias. A ideia é que seja desenvolvido nos CRAS. Esses CRAS que referenciam também o serviço de convivência, a partir daí é que a gente vai observando as famílias mais necessitadas, mais carentes e fundamentalmente as mulheres gestantes, porque estas crianças são acompanhadas de acordo com a necessidade após ter nascido mas pode, também, ser acompanhada desde a gestação até a criança completar os seis anos de idade”, destaca Prof. Chiquinho, secretário Adjunto da Assistência e Desenvolvimento Social.

 

Palavras chaves: , , ,