Na manhã da último dia 25 de agosto, o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Natanael dos Reis, esteve reunido com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno e a secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, nas dependências do Centro de Controle de Zoonoses. A ocasião teve por objetivo discutir formas educativas de prevenção contra doenças transmitidas por meio de mosquitos e insetos.

Com base em dados coletados durante os sete meses da atual gestão, o diretor do CCZ informou que “Apesar de termos baixado os índices e estarmos entre os menores dentro do Estado, a luta é para que possamos chegar a patamares de incidência entre os menores do país. Essas doenças como Calazar, Doença de Chagas e Leishmaniose precisam ter um combate efetivo e contínuo e, só conseguiremos isso através de parcerias e disseminação de informações com o intuito de exterminar essas doenças transmissíveis de forma a erradicar ou conseguir chegar a patamares zero” destacou Natanael dos Reis.

Durante a reunião, foram expostas as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças e abordados os cuidados com o meio ambiente para prevenir os acometimentos.

A secretária municipal de Saúde, Dra. Socorro Melo, falou sobre a importância do trabalho em conjunto para que a prevenção aconteça.

“Essa reunião foi um momento maravilhoso, daqui saíram deliberações incríveis, houve sensibilizações referentes aos problemas, foi muito bom! Realmente, são reuniões desse tipo que fazem com que as ações se tornem mais eficazes e que os problemas sejam resolvidos de uma forma mais rápida. Com esse conhecimento oferecido nas escolas é possível ter um futuro melhor através da prevenção e informação”, ressaltou Dra. Socorro Melo, secretária municipal de Saúde.

“A reunião é de suma importância porque é algo que pode ser controlado, principalmente, através de um trabalho preventivo em conjunto. Essa união tende a ser fortificada com a parceria das escolas que estarão colaborando de forma voluntária. Falou-se, ainda, da importância das pessoas irem ao Centro de Zoonoses relatar qualquer suspeita em relação ao ambiente ou animal infectado para que se possam tomar as devidas soluções referentes a essas doenças. A união e coleta de informações são as armas mais eficazes de combate”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

Segundo o diretor do CCZ, Natanael dos Reis, a parceria é extremamente importante para a saúde das pessoas que residem no município de Caxias.

“Essa é uma parceria muito importante pois diz respeito a contemplar as ações do CCZ través do Núcleo de Educação e Saúde e o PSE por meio da Secretaria de Educação dentro das escolas de ensino infantil e fundamental do município; por isso pedimos a presença das secretárias Ana Célia e Dra. Socorro. A princípio, há necessidade de fazer um manejo ambiental em  Caxias para verificar áreas mais suscetíveis a produção dos vetores, com isso, diminuiremos ainda mais o número de casos em nosso município” ressaltou  .

Confira mais fotos:

Confira a reportagem :