Convidado pela Câmara Municipal de Caxias, por meio do vereador Ximenes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, Pedro Marinho, compareceu à sede do legislativo municipal na noite da última segunda- feira (28). Durante, aproximadamente, duas horas o secretário fez uma exposição do trabalho que está sendo realizado desde que assumiu a pasta em janeiro de 2017. Apontou ações exitosas como o trabalho de limpeza de mananciais, de conscientização da população, ativação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, fiscalização de áreas degradadas e apuração de denúncias.

Foram lembrados, ainda, problemas provocados por obras executadas na administração anterior que agrediram ao meio ambiente, a exemplo da construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto no conjunto Vila Paraíso, em cima da nascente de um riacho; poluição sonora; a necessidade de licenciamento ambiental para empreendimentos; a problemática do lixo; fiscalização sobre as mais de 500 piscinas naturais em riachos e responsabilização dos seus proprietários; a importância de se preservar o Rio Itapecuru, bem como, a construção de um Plano Diretor que atenda as necessidades do município. O secretário destacou que mais de 200 denúncias de agressão ao meio ambiente foram recebidas na Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“O Plano Diretor é a espinha dorsal do município no que diz respeito ao município. Muitas questões que dizem respeito a Meio Ambiente precisam estar legitimadas no Plano Diretor. Além do Plano Diretor, é necessário continuar o trabalho de conscientização ambiental nas escolas e a conscientização da população para a importância que é preservar o meio ambiente, preservar os mananciais porque senão, no futuro, não teremos água e morreremos de sede” explicou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Os vereadores também formularam perguntas ao secretário sobre a existência de projetos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, para diminuir a degradação ao meio ambiente; sobre a responsabilização de uma cervejaria instalada no município pela utilização dos recursos naturais; preservação de riachos dentre outros assuntos. O secretário respondeu cada questionamento e reforçou a necessidade do trabalho em conjunto do poder público em parceria com a população para que haja avanços nesta área.

“A gente vem acompanhando o trabalho da Secretaria e a gente percebe que há um interesse em sair da letargia. Nós temos que dá o ‘pontapé’ inicial. Nós temos os nossos riachos todos secando e nós precisamos recuperar nossas nascentes, nossos riachos e, por que não, o Rio Itapecuru?! Isso é o que nós podemos deixar a nossas futuras gerações. Essa foi a intenção que a gente teve. O requerimento é que o governo municipal possa destinar recursos para que a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil no ano de 2018 possa fazer a recuperação dessas nascentes”, destacou Ximenes, vereador.

“Foi uma convocação, é um trabalho, estamos trabalhando. Aqui nós discutirmos a destruição gradativa do Rio Itapecuru, dos nossos riachos, das nossas nascentes, da poluição sonora, das construções indevidas dentro dos riachos, riachos poluídos. E por que que se discute? porque o povo quer e precisamos dar satisfações. Precisamos fazer parcerias com as Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil juntamente com a Prefeitura de Caxias. Nesse primeiro encontro, discutimos tudo isso e temos um rumo para que possamos dá uma solução, pelo menos para metade das questões que afligem e prejudicam a população de Caxias” disse Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“A intenção é congregar a todos, chamar a população para que se possa fazer um trabalho conjunto, de equipe. O que a Secretaria fez foi dá o primeiro passo dessa gestão. Nós pretendemos evoluir muito mais e, ao final dessa gestão, a população de Caxias tenha uma qualidade de vida muito melhor, e que a gente consiga recuperar e revitalizar o meio ambiente” ressaltou Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: