A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caxias (SEMECT), Ana Célia Damasceno, apresentou na última terça-feira (29) na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o projeto “Sim à Vida” de prevenção ao suicídio, que começa a ser desenvolvido no mês em que também acontece a campanha nacional “Setembro Amarelo”, que também visa à valorização da vida por meio da conscientização sobre prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo já acontece desde 2014 em todo o país.

O projeto foi apresentado a secretários municipais e assessores do governo Fábio Gentil. Estiveram presentes: Murilo Novais, secretário municipal de Infraestrutura; Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude; Fause Simão, secretário do Trabalho e Economia Solidária; Taniery Cantalice, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Talmir Franklin Rosa, secretário de Finanças, Planejamento e Administração; Augusto Neto, assessor de Comunicação do Município; Pedro Marinho, secretário municipal de Meio Ambiente e Sargento Mesquita, secretário de Segurança, além de representantes da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

O projeto “Sim à Vida” tem a proposta de desenvolver ações integradas em parceria com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Secretaria de Saúde e a SEMECT, trabalhando formas de prevenção e pósvenção (o luto do suicídio, que consiste no ajustamento a uma morte após o suicídio).

O objetivo é ajudar, a partir de um profissional especializado em saúde mental, crianças, jovens e adultos a valorizarem a vida abordando de forma respeitosa e profissional aqueles que sofrem com pensamentos ou sentimentos suicidas, independentemente da causa ou motivação e dar o primeiro passo em direção à cura, procurando ajuda. Em 2016, a cidade de Caxias registrou 27 casos de pessoas que interromperam o curso de suas vidas. Em 2017 já são 17 casos até o mês de agosto.

Atualmente, o suicídio no Brasil é encarado como um problema de saúde pública, vivendo, ainda, a situação de tabu. Os números oficiais, segundo a Campanha Setembro Amarelo, 32 brasileiros cometem suicídio por dia, uma taxa superior às vítimas de AIDS e a maioria dos tipos de câncer.

Nos últimos anos, as campanhas têm tentado quebrar os tabus falando sobre o assunto e esclarecendo e estimulando a prevenção para reverter os índices. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 09 em cada 10 casos podem ser evitados, caso a pessoa busque ajuda e atenção das pessoas à sua volta.

“Nós estamos nos preparando para tratar de um assunto que é tabu, que é um preconceito em relação às doenças mentais, que é a depressão e que precisa de cuidados, de orientação, mas precisa também de medicamentos. Nesses primeiros meses do ano, temos um número expressivo de suicídios, então, nós decidimos trabalhar os temas que são importantes para a vida. A ideia é falar sobre a importância da vida. A gente sabe que o suicídio é uma consequência, mas nós podemos falar sobre a felicidade. Então, se nós pudermos falar com o jovem de 15 a 29 anos, as suas famílias, com certeza nós mudaremos essa situação. Nós vamos plantar uma semente do bem, e a vida é algo maravilhoso, dada por Deus e a gente tem que fazer com que isso seja bom para todos, e não apenas para alguns que tem mais facilidade de lidar com os problemas e angústias que esse mundo coloca”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

O projeto “Sim á Vida” nasce a partir de uma parceria estabelecida com o Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte de Teresina, que tem um projeto denominado “Mais Vida” e possui articulação com uma grande rede de profissionais especializados que entendem sobre a problemática, ajudando pessoas a superarem questões emocionais, pensamentos e sentimentos suicidas.

Na ocasião, a secretária esteve acompanhada da coordenadora Pedagógica Municipal, Dircilene Beleza e da coordenadora de Memória e Cultura, Francigelda Ribeiro, as mesmas conversaram com o diretor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte, José Osmando e Késia Mesquita, fundadora da Organização Não-Governamental, Déborah Mesquita, que leva o nome da irmã de Késia Mesquisa, que cometeu suicídio em 20 de julho de 2012.

A ONG atualmente conta com 09 psicólogos que atendem a população de forma gratuita em Teresina. A secretária Ana Célia Damasceno esteve em Teresina no último dia 18 de agosto, buscando a parceria para que haja um trabalho conjunto em Caxias.

Késia Mesquita, fundadora da ONG Déborah Mesquita

“Hoje, o Centro Déborah Mesquita desenvolve a prevenção através de palestras, capacitação de gestores no campo educacional, nas Igrejas e fazendo acompanhamento psicológico de pacientes que têm o risco de suicídio. Esse risco de suicídio é tanto a pessoa que tem a intenção de se matar ou aquele que está enlutado pelo suicídio na família ou no grupo de risco. E vamos iniciar na primeira semana de setembro, um grupo de enlutados por suicídio, porque as pesquisa também mostram que, quando acontece um suicídio, muitas pessoas são afetadas, e se elas não são cuidadas pode resultar em suicídio. O problema foi jogado pra debaixo do tapete por muito tempo. Existia um mito que dizia que se falasse sobre isso provocaria o suicídio. Devemos falar de forma responsável, educativa e preventiva. É preciso que todos os órgãos estejam unidos porque suicídio é uma questão de saúde pública”, explicou Késia Mesquita, fundadora da ONG Déborah Mesquita.

“A comunicação exerce um papel muito relevante na difícil tarefa de  prevenção ao suicídio. Informando com clareza, seriedade e responsabilidade, a imprensa pode ajudar de forma definitiva no esclarecimento das pessoas em relação às possíveis motivações e condições que levam uma pessoa a por fim à própria vida, é o que temos buscado no Grupo Meio Norte de Comunicação. Há cerca de dois anos criamos o Mais Vida, um núcleo de atenção ao suicídio, agregando profissionais e instituições que cuidam dessa preocupante situação. Além de contribuir com informações construtivas e esclarecedoras, em benefício das pessoas, temos também o objetivo de despertar a atenção de autoridades do poder público para que implantem mecanismos de proteção à vida das pessoas, estruturando o Estado e os municípios para uma atuação eficiente. Parabenizo a administração pública de Caxias, através da Secretaria municipal de Educação, por sua preocupação e envolvimento com essa causa”, parabenizou José Osmando, diretor de Jornalismo do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte.

“Essa parceria ela é necessária, até porque a Meio Norte tem uma história nessa área da prevenção ao suicídio, eles já construíram uma história, eles têm um programa com profissionais especializados. Fazer parcerias com quem já desenvolve um trabalho é para a Secretaria de Educação um crescimento. Começa a partir de setembro, mas nós queremos trabalhar o ano inteiro nas escolas; a ideia é conscientizar, e, conscientização se faz diariamente”, destacou Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Na metodologia de trabalho está prevista a capacitação de Gestores Escolares, Professores, Instituições, ONG’s, CVV, Igrejas, Secretarias de Saúde e Assistência Social. Também haverá a mobilização de profissionais especializados para atuarem como multiplicadores nas escolas; oferecimento de cursos específicos para psicólogos, psicanalistas, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais; Campanha Setembro Amarelo, com caminhada em apoio ao “Sim à vida”, marcada para o final do mês de setembro, em data a ser definida, como também a divulgação por meio de material publicitário de todas as ações.

Palavras chaves: , , , ,