O segundo dia de desfile cívico mobilizou a comunidade do Bairro Seriema e conjunto Ipem, na manhã do último sábado (02).

As duas praças do bairro foram interligadas por um corredor colorido com estudantes, professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e a população que foi prestigiar a lembrança do município as cores do país. Chamou atenção a presença dos pais que foram acompanhar o momento especial para os filhos.

“O Bumba Meu Boi é uma dança popular. Na hora que eu entrei na dança eu me apaixonei e eu disse para a tia Nazaré que eu nunca mais vou sair do Bumba Meu Boi. Achei muito bom o desfile”, expressou Emile Pabline, estudante.

“É muito bacana para eles, eu vim acompanhar o meu filho, o João Guilherme e foi muito bom. Eu achei bom as famílias poderem participar com seus filhos e estão fazendo uma festa bonita”, disse Agnaldo Andrade, pai.

“Foi uma coisa linda de se ver, de muita felicidade acontecer aqui perto do bairro. Eu espero que continue sendo assim. Foi muito bom o desfile, muito bonito”, disse Maria Ildenir, mãe.

Ao todo 17 unidades de ensino, entre escolas públicas e particulares, apresentaram suas temáticas dentro do tema geral: Cultura de Paz por um Mundo Melhor. As escolas do polo III que apresentaram no desfile o que trabalharam em sala de aula foram os centros de educação infantil: Izabel Dolores, Nossa Senhora das Graças, Elza Fonseca, Vila Arias, O jardim de Infância Gentilzinho, Sebastiana Costa, Eva Silva, Unidade Escolar Municipal São Raimundo, Colégio Santo Antônio, Teodomiro Carneiro, Unidade Integrada Municipal Acrísio Cruz, Vila Paraiso, Maria Benedita, São Francisco, Santos Dumont, Instituto Maciel e Educandário São Marcos.

No total 3.070 estudantes desfilaram e mostraram a cultura nacional e os valores cívicos.

“Na verdade são 10 anos trabalhando. A gente pegou uma temática de valores, vivendo valores, nós trabalhamos em sala de aula. Foi importante a união de todas as escolas, todos estamos de parabéns”, disse Delzuita, educandário São Marcos.

“A organização já tem mais de três meses e as temáticas foram projetos, Bumba Meu Boi, Capoeira, as lendas. São alunos do pré ao 5º ano. Foi muito satisfatório para nós, graças a Deus deu tudo certo. Facilitou muito porque é perto de casa”, lembrou Maria de Nazaré, escola São Raimundo.

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno e o prefeito Fábio Gentil destacaram a importância do maior envolvimento da comunidade com as atividades cívicas.

“Nós temos um tema que é Cultura de Paz por um Mundo Melhor nas escolas e o lema que é a escola proclamando a Independência do Brasil, porém, as escolas ficaram livres também para terem seus sub temas. As nossas escolas estão proclamando as suas independências. O nosso país precisa também revitalizar e reviver a essa ideia do civismo. Aqui os pais acompanham, estão presentes do lado do filho, ou seja, as famílias participam e fortalecem o patriotismo”, disse Ana Célia Damasceno, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.

“A gente precisa colocar o sentimento de independência nas crianças, da educação infantil e da educação fundamental. Então, neste ato em que fazemos alusão à Independência do Brasil, a gente propaga a certeza de que eles podem ser independentes para que possamos ter um país cada vez melhor, um Estado e uma cidade cada vez melhor. Eu tenho certeza absoluta que o desfile trazido para as comunidades é uma demonstração de que nós queremos que a sociedade participe de todos os eventos, temos a comunidade mais próxima do prefeito, da Prefeitura, porque só assim encontramos o caminho para trazer as soluções para o nosso município, é conversando com a comunidade que gente consegue entender a dificuldade que a cidade passa. Nós colocamos a Prefeitura à disposição da população para construirmos a cidade que a gente quer”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: