No último domingo (03) a Feirinha da gente recebeu mais uma vasta programação que vai além da proposta comercial do ponto turístico no qual se tornou a Praça Vespasiano Ramos, no Centro de Caxias.

Além de estimular a comercialização de produtos agrícolas e artesanais produzidos no município, a Feirinha da Gente recebeu apresentações culturais do Grupo de Capoeira do Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda; o Espetáculo “Show do Caburé” do grupo de teatro Cabeça de Sol; Fábio Amorim e Trio Nosso Canto.

Organizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Ajunta de Turismo, a Feirinha da Gente tem como parceira as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Indústria e Comércio e Secretaria de Agricultura e Pesca, além do apoio do SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Todos os domingo, das 08h às 15h, a Praça Vespasiano Ramos (Praça da Igreja São Benedito) recebe a diversidade das manifestações culturais e grande parte da produção local.

Novos feirantes têm demonstrado interesse em participar da Feirinha apresentando seus produtos, a exemplo de Daia Paiva que é artesã e estava expondo pela primeira vez.

“Eu vendia em casa e através da internet, agora estou trazendo para a Feirinha. Eu confecciono bonecas e nós temos uma variedade. Traz mais visão para os artesãos de Caxias”, disse Daia Paiva, artesã.

Os consumidores também tiveram a oportunidade de provar da variedade da culinária caxiense.

“Tem panelada, feijoada, escondidinho de arroz com Maria Isabel, a paçoquinha e o vinagrete. Aqui está muito bom esse espaço para a gente vender nos domingos”, reforçou Maria Claudiana do setor de alimentação.

“Tanja, laranja, feijão verde, quiabo, tomate, abobora, tem muita coisa. Uma parte da nossa produção a gente planta e tem o ano todo, porque nós temos as hortas comunitárias”, lembrou Lindalva Damasceno, do povoado Caxirimbu.

“É a primeira vez que eu venho aqui na Feirinha, é muito legal, tem muita coisa boa. Tem que dá continuidade, tem uma variedade de cosias, tem comida, tem artesanato”, destacou Ana Cléia, consumidora.

“A iniciativa do prefeito foi muito boa. Como domingo não tinha muitas opções, essa é uma boa atração. Tem agricultura, muito bom, diferente, artesanato, gostei”, disse Eldes Alves, consumidor.

Antes de iniciarem as atividades da Feirinha da Gente há pouco mais de um mês, os feirantes passaram por uma capacitação no auditório do Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e receberam orientações sobre atendimento, venda, acolhimento da clientela dentre outras informações que foram úteis para a recepção dos caxienses e turistas que visitam as barracas instaladas no largo da Igreja de São Benedito. O gerente do SEBRAE/Caxias já está articulando com as secretarias envolvidas uma avaliação das atividades desenvolvidas até então para que a qualificação do atendimento mantenha a excelência.

“Estamos pensando em reunir os feirantes e expositores, fazer uma avaliação de como está sendo a Feirinha, a questão do público, se está positivo, o que pode melhorar e fazer uma nova etapa de capacitação. Já está programada, falta apenas negociar as datas e a agenda de trabalho, na área financeira. Eles estão vendendo e é preciso que eles tenham o controle do que entra, do que sai, de novos investimentos e que torne cada empreendimento um empreendimento sustentável”, ressaltou César Guimarães, gerente do SEBRAE/ Caxias.

“A Feirinha é um sucesso, temos muitos visitantes de fora graças a essa propaganda boca a boca que dia de domingo tem um espaço para trazer sua família, que tem artesanato, que tem agricultura familiar, tem atrações culturais e musicais. Então é um lugar muito bom que não tinha em Caxias e agora tem. O governo do Fábio Gentil trouxe e se tornou uma atração. A gente fez a primeira capacitação e estamos conversando com o César do SEBRAE para fazermos um levantamento do faturamento para saber se os feirantes estão satisfeitos, a gente vai fazer um balanço geral”, explicou Taniery Cantalice, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

O prefeito Fábio Gentil também prestigiou a Feirinha ao lado da primeira dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Letícia Mabel e o secretário Municipal de Indústria e Comércio, João Antônio. O prefeito destacou a importância do reconhecimento que ele e sua gestão receberam da União Brasileira de Divulgação, que o considerou o 2º melhor prefeito do Maranhão e um dos 100 melhores do Brasil.

“Nós ficamos em segundo lugar no Maranhão, isso é gratificante porque nós percebemos que tudo que o grupo faz, faz com que o município se desenvolva. Nós precisamos trabalhar mais? Claro que sim! Mas esse reconhecimento dá um norte de que estamos no caminho correto. Nós fizemos uma economia em seis meses em mais de R$ 20 milhões de reais, além da feirinha, de escolas, entrega da Praça Duque de Caxias, e temos muito mais projetos, muito mais valorosos para a cidade. Hoje Caxias tem um poder de investimento, nós estamos conseguindo abrir os olhos de muitos empresários dizendo que o município de Caxias é o que mais investe em obras públicas com recursos próprios e temos condições de nos desenvolvermos ainda mais”, ressaltou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , , , ,