A Campanha Nacional de Multivacinação tem início nesta segunda-feira (11), e segue até o dia 22 de setembro. Em Caxias, profissionais de saúde que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) passaram por um treinamento, uma semana antes do começo dos trabalhos, no auditório da Prefeitura de Caxias.

Fernanda Batista, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias.

No calendário de vacinação, para crianças e adolescentes, são 16 vacinas disponíveis na rede que imunizam contra mais de 20 doenças, dentre as vacinas estão: BCG, HEPETITE-B-, PENTAVALENTE, MININGO E PNEUMO. Alguns Estados do país ficaram sem o abastecimento da ROTAVÍRUS pelo recolhimento dos lotes por parte do Ministério da Saúde.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Caxias, Fernanda Batista, destacou a relevância do treinamento com os profissionais da saúde para o sucesso da Campanha.

“Neste treinamento nós apresentamos aos profissionais das UBS’s o calendário atualizado e as cadernetas e mudanças na vacinação, como por exemplo, a da MENINGO, disponível agora para os adolescentes de 11 a 13 anos; a HPV, que passou a ser feita nos meninos e a PNEUMO e MENINGO que vão até os menores de 5 anos, além de HEPATITE, VARICELA e a TETRAVIRAL”, explicou a coordenadora.

Na oportunidade foi explicada a mudança feita por meio de nota técnica pelo Ministério da Saúde, que saiu no início de agosto. O documento trata do esquema da vacina antirrábica, que deixou de ser feita em 05 doses passando para apenas 04.

A Enfermeira da UBS no Bairro Nova Caxias, Marilene Silva, disse que o treinamento é fundamental e as informações são importantes, pois fazem com que os profissionais da saúde estejam capacitados para repassar estas informações à sociedade.

Nyara Marques, enfermeira da UBS no Bairro Cohab, lembrou que o calendário de vacinação sofreu muitas modificações, e estas orientações repassadas pela coordenação de imunização deixa a equipe ciente das mudanças e, com isso, também evitar o desperdício de material.

O dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação será no próximo sábado, dia 16 de setembro, porém, não só no dia “D”, mas também durante todo o período de Campanha, os pais ou responsáveis por crianças e adolescentes devem procurar as Unidades Básicas de Saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: