A mobilização de gestores municipais, realizada pela coordenação da Educação de Jovens e Adultos, ocorreu na manhã da última sexta-feira (15), na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Com a presença do secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jeferson; da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, além de representantes da secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, teve início o trabalho de conscientização ambiental nas escolas por meio da doação de 300 mudas de árvore de Açaí e 50 de Buriti.

A distribuição das mudas faz parte da semana em alusão ao Dia da Árvore, que se comemora em 21 de setembro, data escolhida pela coincidência com o início da primavera, que tem início em 23 de setembro no hemisfério sul.

“O nosso governo tem feito isso desde o começo. Campanhas como essas são sempre bem vindas, tanto no aspecto do plantio quanto no aspecto pedagógico, faz com que o aluno se envolva e se responsabilize pela preservação. O aluno propaga informações como essas, ele vai para sua comunidade comentando o que foi o plantio de um Açaí ou Buriti. Vivemos num mundo em que o clima mudou completamente, o desmatamento e falta de atenção de alguns governos de não replantar estão causando prejuízos ao mundo. Ações como essas são muito importantes”, afirmou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“São 50 mudas de Buriti e o restante de Açaí. O objetivo é fazer o plantio, mas também despertar para a consciência de que podemos construir um ambiente melhor. A gente pode construir a partir da nossa ação. A gente escolheu as escolas não foi aleatoriamente, porque a escola é o lugar onde essas ideias vão ser polinizadas, vão ser difundidas. Essas plantas foram escolhidas porque não ocupam muito espaço. Nós estamos convidando os gestores para difundirem essa ideia”, ressaltou Ney Jefferson, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

“Nossa ideia é abraçar a semana da árvore, e continuar durante todo o ano plantando árvores, para que a gente possa conscientizar as nossas crianças de que a casa comum, ela é nossa e precisamos cuidar. Estamos plantando com essas árvores também uma cultura de paz, de um mundo melhor. Essas coisas precisam ser ditas dentro da escola e os professores estão fazendo isso”, explica Ana Célia Damasceno, secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

A ação foi direcionada aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), onde cada escola vai trabalhar com esses estudantes a importância da preservação do meio ambiente. O projeto “Plante uma árvore frutífera na escola” vai chegar a um total de 42 escolas tanto da zona urbana, quanto da zona rural, como explica o coordenador da EJA no Município, Gil Aragão.

“De olho na sustentabilidade e em uma alimentação saudável, a coordenação municipal de Educação de Jovens e Adultos criou o projeto ‘plante uma árvore frutífera na escola’. Em parceria com a Secretaria de Agricultura, nos foi doada mais de 300 mudas. Provavelmente será estendida a toda a Rede Municipal de Ensino, mas a priori nós estamos começando pela EJA”, explica Gil Aragão, coordenador municipal da EJA.

“É importante porque a gente ver despertar e vai levar para os nossos alunos da EJA o despertar de plantar uma árvore. Com essa plantação, talvez eles não façam o uso do fruto, mas os filhos e netos e bisnetos, podem utilizar o benefício que eles realizaram”, destacou o Prof. Macêdo, gestor da escola Antônio Edson.

“O exemplo é a prática educativa das melhores. A SEMECT em parceria com a coordenação da EJA foram muito felizes em dá o pontapé inicial para esse projeto da planta do Açaí. É uma das plantas que podem ser plantadas muito bem em nosso clima. Nós lá no povoado Brejinho temos muita água, os brejos, e essa árvore vai se adaptar muito bem. A gente vai levar os alunos para que a gente possa oficializar esse dia do plantio na nossa comunidade escolar”, disse Jesus Teixeira, gestora da escola Gov. Pedro Neiva de Santana do Povoado Brejinho.

“Nós precisamos debater essa questão ambiental, essa questão didática nas escolas, fazer essa conscientização entre os alunos para que eles possam levar para si e suas casas. Aqui nós temos a distribuição do Açaí que tem uma importância muito grande tanto cultural quanto econômica”, ressaltou Chardeilton Linhares, representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,