A Escola Antenor Viana realizou o projeto Higiene Corporal na Escola. A ação foi feita em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e agentes do Programa Saúde na Escola (PSE/Educação). Na ocasião, foram realizadas palestras e oficinas com os alunos da instituição de ensino que orientaram sobre a importância da higiene corporal, higiene bucal e os cuidados com as unhas e os cabelos.

A instrutora e cabeleireira do SENAC, Edwirges Almeida, juntamente com seus alunos realizaram cortes de cabelos dos alunos da Escola alertando sobre os cuidados com piolho e as formas de combate, alinhando estética e higiene.

O aluno do SENAC, Pedro Almeida, demostrou satisfação em aperfeiçoar os conhecimentos obtidos em uma ação tão importante.

“Exercer essa atividade de cabeleireiro é muito importante, pois estamos crescendo profissionalmente em uma ação social. Nós ajudamos as pessoas e elas nos ajudam, no meu caso eu aperfeiçoo minha prática e o aluno fica mais bonito”, disse.

“O SENAC é parceiro e trouxe os alunos para fazerem esse aperfeiçoamento do trabalho de corte de cabelos, e a escola disponibilizou o espaço para a realização dessa atividade. O mais importante é a higiene, e beneficia o aluno esteticamente deixando eles mais bonitos”, destacou Edwirges Almeida, instrutora e cabeleireira do SENAC.

“É muito bom porque a gente corta o cabelo de graça e eles, os cabeleireiros do Senac, estão fazendo uma boa ação”, ressaltou Carlos Fábio, aluno do 5º ano.

Joselma Lopes, palestrante

A Coordenadora Pedagógica, Maria Antônia Machado, falou sobre a importância da atividade.

“Essa ação é importante, nos promovemos vários eventos na questão de esclarecer sobre modo de melhorar a saúde através da higiene, pois já observamos alunos com péssimos hábitos de higiene e, com essa atividade, além de deixar os alunos mais bonitos, eleva a auto estima deles e ensina de forma correta como ser mais higiênico”, finalizou.

A professora Joselma Lopes, coordenadora do PSE/Educação, destacou de que modo as informações vão contribuir com os estudantes.

“A palestra teve o objeto de esclarecer e informar aos alunos sobre os cuidados que devem ter em relação a higiene capilar, bucal e corporal. Houve distribuição de remédio para combater piolhos e folhetos com informações gerais sobre higienização corporal, fazendo assim com que nossos alunos tenham melhor qualidade de vida, repassando informações para os pais, avós e a todos do seu círculo familiar” ressaltou.

O projeto foi desenvolvido durante uma semana e teve sua culminância no dia 29 de agosto com a oficina de corte de cabelos, feita pelo SENAC, como explicou a diretora adjunta da Escola Antenor Viana, Soraia.

“Tudo foi muito importante na semana de limpeza e higiene na escola, pois muitos alunos compreenderam a necessidade de conhecer a importância de saber sobre a higiene”, finalizou.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , , ,