Na manhã da última terça-feira (19/09) foi realizada uma das etapas da revisão do Regimento Interno da Rede Pública Municipal de Ensino de Caxias. Trata-se de um documento que normatiza e rege as escolas no sentido de organizar administrativamente e pedagogicamente as ações desenvolvidas nas instituições de ensino.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) tem dado prioridade ao ajustamento e a atualização do Regimento Interno junto a comissão responsável. Durante a reunião, a comissão responsável pelo Regimento mostrou à SEMECT alguns pontos que precisam ser reavaliados e reformulados, tendo em vista que o documento foi revisado em 2002, estando ultrapassado.

A comissão que avalia o documento é composta por membros da SEMECT que atuam em diversos setores, como: representante de Currículos e Programas; Educação Inclusiva; Educação no Campo Quilombola; Educação Infantil; Educação Fundamental; gestores de escolas; coordenadores pedagógicos; dentre outros.

A professora Socorro Brito, uma das integrantes da comissão e responsável pela pasta de Currículos e Programas falou sobre o processo de revisão.

“Quando esse documento passar pelo processo de revisão aqui na SEMECT, nessa comissão que está representada por membros de diferentes modalidades, membros de segmento e também chefes de setores, ele passará para Conselho Municipal de Educação, onde será revisado novamente e encaminhado para Câmara para ser aprovado”, destacou.

O professor Germano ressaltou a importância da reunião.

“Os ambientes do ensino público municipal são muito dinâmicos, cheios de desafios e problemas peculiares. Atendem um número de demanda muito grande. São muitas realidades que formam um universo de diversificação enorme. Desta forma, precisa ser pensado e organizado de tal maneira que essas demandas sejam diminuídas durante o exercício anual. O ensino é um processo que está em contato com as transformações tecnológicas e sociais e, deste modo, exige dos estabelecimentos meios que norteiam suas funcionalidades. O caso de regimento interno é um destes senão, o principal. Vai dotar a realidade diária como instrumento capaz de contribuir com o bom desempenho e assegurar uma equidade de gestão entre estes espaços”, concluiu.

Ao final, os participantes foram agraciados com certificados e ainda assistiram uma breve explanação da secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Célia Damasceno, que explicou a importância de manter o Regimento Interno adequado as novas diretrizes educacionais e a viabilidade para o andamento da Secretaria, estando tudo revisado e dentro das normas estabelecidas.

“A SEMECT visa estabelecer novas possibilidades de engrandecimento pretendida pelo gestor Fábio Gentil e, portanto, estamos trabalhando de forma séria e enxuta para podermos fazer uma gestão baseada no equilíbrio financeiro e de melhorias educacionais e funcionais, como é nossa forma de trabalho. Buscamos excelência de qualidade nos nossos serviços e percebemos o empenho de todos para conseguirmos os melhores resultados. Esse processo de adequação do regimento interno é uma dessas prioridades pois, com base nesse documento, podemos perceber onde cada setor pode melhorar e crescer e, a união compartilhada por todos faz essa diferença”, destacou a secretária.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,