A elaboração de projetos é o ponto de partida para a visão empreendedora nos municípios. Neste intuito, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE), por meio de sua regional em Caxias, realizou recentemente o curso Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, capacitando um grupo de 25 técnicos da Prefeitura Municipal de Caxias.

A capacitação aconteceu no auditório da Unidade Regional do Sebrae em Caxias. Durante quatro dias de curso, os participantes aprenderam sobre técnicas para elaborar projetos consistentes que facilitem o acesso a recursos de fundos públicos e privados existentes no Brasil.

“Diante de um cenário cada vez mais escasso de recursos, viu-se a necessidade de desenvolver uma capacitação de qualificação e desenvolvimento de habilidades para a captação de recursos.  Agora capacitados, esses técnicos serão parceiros do município no sentido de observar, provocar, propor projetos que atraiam recursos para o desenvolvimento da economia da cidade”, explicou César Guimarães, gerente regional do Sebrae em Caxias.

O curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos foi uma solicitação do vice-prefeito de Caxias, Paulo Marinho Júnior, durante a inauguração da Sala do Empreendedor, que aconteceu no mês julho.

Segundo o vice-prefeito, a capacitação auxilia a qualificação da mão-de-obra da Prefeitura, trazendo projetos que a cidade precisa, ajudando assim toda a comunidade.

“O curso é fundamental para que possamos começar a resolver muitos problemas da cidade. Nós sabemos da crise financeira que afeta as administrações públicas, principalmente as municipais, e a forma de começarmos a solucionar esses problemas é elaborando bons projetos para buscarmos os recursos que existem, mas que muitas vezes por falta de um bom projeto nem sempre é possível consegui-los”, destacou Paulo Marinho Júnior, vice-prefeito de Caxias.

A advogada Deividiane Freitas Lobo trabalha na Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e foi uma das servidoras da Prefeitura que participou da capacitação.

“Eu não tive contato anteriormente com esse tipo de projeto onde o foco é captação de recursos para município. Agora, com a capacitação, vejo o quanto é importante entender como funciona o processo e como ele pode ser aplicado de forma consistente, com projetos que realmente captem os recursos possíveis e necessários para mudar a realidade da população”, disse a advogada.

Palavras chaves: , , , ,