A U.E.M. Dr. João Viana realizou atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Dentre as ações, foi ministrada uma palestra pela professora Bianca Rodrigues, especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído em 1982, mas a data foi criada e oficializada somente partir do decreto de Lei nº 11.133, de 14 de julho de 2005. Após essa regulamentação, foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

“Essa palestra vem demonstrar tópicos importantes que visam uma reflexão delicada e perceptiva de como devemos proceder e tratar pessoas que tenham deficiência, que seria normalmente, só que com respeito a algumas limitações que estes possam ter. Além disso, a palestra visa fortalecer o trabalho realizado pelos profissionais que se dedicam por uma melhor educação inclusiva que oportuniza às pessoas com deficiência o acesso às escolas de ensino regular. Uma outra intenção dessa palestra foi divulgar essa data em que vários segmentos se reúnem para refletir sobre as lutas enfrentadas pela pessoa com deficiência a fim de serem aceitos socialmente com a garantia de igualdade e dignidade social. Quando uma escola promove momentos de reflexão com essa temática, ela cumpre seu papel de uma comunidade consciente das diferenças e do importante respeito que deve haver com relação a aceitação do outro, mesmo com suas peculiaridades. Portanto, não há lugar melhor para lançarmos essas sementes senão nas escolas, promovendo assim uma conscientização sobre o direito de inclusão” destacou a professora Bianca Rodrigues, especialista em Educação Especial e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Jacinta Chaves, diretora adjunta da U.E.M. Dr. João Viana, falou sobre a importância da atividade.

“Esta palestra é de grande importância para nossos alunos, pois é um mês de conscientização, tanto para com os deficientes como para as pessoas sem deficiência, pois essa iniciativa permite conhecer os direitos da pessoa com deficiência para que possamos aceitar como elas são, pois elas tem o direito de fazer tudo. É nosso dever respeitar a vida de todos e saber que todos temos limites, uns mais, outros menos. O que precisamos é ter consciência que as limitações não podem e nem devem determinar, em nenhum momento, as qualificações de qualquer pessoa”, enfatizou Jacinta Chaves, diretora adjunta da U.E.M. Dr. João Viana.

A secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), Ana Célia Damasceno, explica a função da SEMECT em relação a pessoa com deficiência.

“Nós sempre tivemos preocupação para com a pessoa deficiente, primeiro como professora, que fui e sou, e agora como secretária que tenho muito mais responsabilidades para com as pessoas que têm a mesma capacidade que qualquer um, só que com algumas limitações, que respeitando essas limitações, não há nada de diferente. Estamos da mesma forma assegurados por nosso gestor, o prefeito Fábio Gentil, que sempre teve essa ótica voltada para a pessoa com deficiência, preocupando-se e se prontificando a oferecer as melhores condições possíveis para que ninguém seja tratado de forma diferente nas escolas municipais. Portanto, estamos seguindo o mesmo pensamento do prefeito, que é um sentimento humanizado e respeitoso para a pessoa com deficiência”, concluiu a secretária.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,