No último domingo (01/10), a Feirinha da Gente, mantendo o seu perfil, abrigou apresentações artísticas, sociabilidades, exposição e comercialização de produtos artesanais, da agricultura familiar e da gastronomia. Recebeu ainda novos feirantes, como Maria de Deus, que aproveita o espaço para expor flores artesanais.

“O trabalho que a gente traz são os arranjos para decoração; tenho peças artesanais que eu confecciono, são as peças que eu trago. Eu trabalhei 16 anos em uma empresa, sair e agora estou colocando meu negócio próprio. Está dando certo, eu estou gostando”, destacou Maria de Deus, artesã.

O projeto Fábrica do Empreendedor levou em mais um domingo a Blitz da Beleza, oferecendo demonstrações dos serviços de três empresas gratuitamente.

“Nós apresentamos hoje três empresas. Estamos oferecendo serviços gratuitos, com a possibilidade de captação de clientes, esse é o nosso interesse. Mas no total, o grupo é formado por 12 marcas, empresas diferentes. Nós fazemos uma escala e apresentamos todos os domingos”, afirma Sergio Sampaio, coordenador do projeto Blitz da Beleza.

“Hoje nós estamos oferecendo tratamento facial, que é o tratamento para pele mista, seca e a pele oleosa, temos também toda linha de produtos facial, sheik corporal e banhos também. É um momento que divulgamos nossos produtos, nossa marca. Sem contar que a gente oferece um bem estar para nossa população que vem conhecer nossos produtos totalmente gratuitos”, pontua Alberto Moura, consultor Hinode.

Num biombo, as pessoas puderam conferir o andamento das obras da Prefeitura. Em outro espaço, jovens de um movimento ativista, os Crespos e Cacheados, que se juntaram há dois anos por meio das redes sociais, resolveram fazer uma ação na Feirinha. Hoje o grupo conta com 137 integrantes e lutam por afirmação na sociedade. No próximo dia 11 de novembro, o grupo vai realizar o IV Encontro de Crespos e Cacheados em frente ao Memorial da Balaiada.

“O grupo surgiu da ideia de estar prestando assistência as meninas e meninos que têm dificuldade com sua própria aceitação da identidade negra, principalmente as mulheres que passam por um processo de transição, no qual todos sabem que boa parte da autoestima das mulheres está ligada aos cabelos. A gente denomina o grupo com um grupo aberto, é só uma forma de reforçar a cultura negra, mas o foco não é somente para negros. A gente acolhe todo mundo, crespos, trançados, cacheados, lisos, a gente quer fazer o movimento crescer para não ficar no modismo. Temos reuniões, debate sobre as temáticas, como se comportar. E esse ano, em novembro, o grupo faz 2 anos, e nós vamos lançar eventos para que as pessoas possam perceber a representatividade que o grupo tem tomado nos últimos tempos”, Jeverson Brito, prof. de Biologia.

A Feirinha abrigou também serviços do Programa Saúde na Escola, da Secretaria de Saúde, com aferição de pressão, distribuição de folders e preservativos. A coordenadora do PSE lembra que as pessoas podem continuar doando presentes para a campanha o PSE Solidário Kids.

“Aqui é muito importante, porque além de você vir prestigiar o artesanato, aproveita para verificar a saúde, já que na correria do dia a dia você não tem tempo de ir ao posto, ao hospital, aqui já faz de tudo um pouco”, afirmou Laila Bom Fim, usuária do serviço.

“Estamos aqui todos os domingos oferecendo o serviço de aferição de pressão, glicemia e fazendo abordagens dos métodos contraceptivos, distribuição de camisinhas. O PSE é oferecido em todas as escolas do Estado e Município, a gente que oferece palestras junto com a Secretaria de Educação. Como estamos no Outubro Rosa, vamos desenvolver até o final de Outubro essas palestras. O PSE Solidário Kids é uma ideia do PSE. A doação é feita na Secretaria dos Postos na Avenida Alexandre Costa, na Secretaria de Saúde e na Secretaria de Educação. Estamos com umas caixas para receber os presentes, as doações. Dia 11, às 07h30min, na escola do Bairro Bacurí, vai ter lanche, distribuição de brinquedos, vai ser uma manhã só de alegria para as crianças”, ressaltou Amanda Serejo, coordenadora do PSE/Saúde.

Mais uma ação ganhou destaque pela lembrança da campanha Outubro Rosa, que será lançada oficialmente no próximo domingo (08) com Show do Humorista João Cláudio Moreno, na Feirinha da Gente. Tótens em formato de laço eram percebidos na Feirinha, além da venda de camisetas ao preço de R$ 20,00. Quem adquire, contribui com a construção da sede da Organização Não-Governamental – Amigos na Luta Contra o Câncer (ANLUCC).

“Eu venho aqui de seis em seis meses, porque a família da minha esposa mora aqui. Isso é muito importante para nossa vida, porque hoje as pessoas não se cuidam. Isso aqui é um incentivo, eu estou levando essas camisetas para minha filha e minha neta que estão em Brasília”, disse Raimundo Almeida, PM Aposentado (Brasília) que está a passeio em Caxias.

Graças a grande movimentação de pessoas que vêm pra cá todo domingo, a Feirinha está cada vez mais animada, então é natural que a gente acolha campanhas social como o Outubro Rosa, que durante todo o mês de outubro a Feirinha vai estar vestida de Rosa para alertar a população da importância da prevenção do câncer de mama”, lembrou Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo.

“O lançamento oficial do Outubro Rosa vai ser no próximo domingo, aqui na Feirinha também. Não é apenas em outubro que teremos os exames de mama, de prevenção ao câncer de mama. Mas é uma conscientização constante. Quando a gente recebeu o município, o mamógrafo estava quebrado mas o prefeito, com toda atenção que ele tem com nós mulheres, ele procurou resolver esses problemas. Hoje nós temos dois mamógrafos na cidade que a gente vai usar durante o Outubro Rosa. Temos sempre que está fazendo esse trabalho de prevenção ao câncer. Estamos vendendo as camisas para ajudar na construção da sede da ANLUCC que é a única instituição que ajuda essas pessoas com câncer”, explicou Taniery Cantalice, secretária da Mulher (SMPPM).

A Feirinha da Gente acontece aos domingos e é uma realização da Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria Adjunta de Turismo, em parceria com as demais secretarias e o SEBRAE.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: ,