Em evento realizado na tarde desta terça-feira (10/10) no auditório da Secretaria de Estado da Saúde, em São Luís (MA), a secretária municipal de Saúde de Caxias, Drª. Socorro Melo, e o coordenador da Atenção Primária, Rubenilson Luna, levaram a experiência exitosa do Município na implantação da Planificação na Atenção Primária (UBS’s) e Atenção Especializada, que agora é uma realidade no Centro Especializado em Assistência Materno Infantil (CEAMI).

O CEAMI é referenciado para atendimento à região de saúde de Caxias, que abrange as cidades de: Aldeias Altas, Afonso Cunha, Burití, Coelho Neto, Duque Bacelar e São João do Sóter.

Caxias participa do evento a convite do Conselho Nacional de Secretários de Saúde(CONASS) e da Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, a secretária municipal de Saúde está sensibilizando os gestores municipais de outros municípios maranhenses sobre a importância da Planificação.

“Nós estamos servindo de espelho para outros municípios, o que temos de bom queremos compartilhar com os outros. Estamos na Atenção Primária, mas vamos ampliar os nossos serviços; destaco aqui também a Rede Cegonha, com as gestações de alto risco, e os nossos pacientes diabéticos, obesos e hipertensos que vão ter uma atenção mais especializada, fazendo com que cada vez mais nosso usuário do SUS tenha uma melhor qualidade de vida.  Quero aqui destacar o empenho e a sensibilidade do prefeito Fábio Gentil, que abraçou a causa da Planificação e não mediu esforços para que isso acontecesse”, ressaltou Dra. Socorro Melo, secretária Municipal de Saúde.

Rubenilson Luna, coordenador da Atenção Primária de Caxias; Eugênio Vilaça, consultor técnico do CONASS e Dra. Socorro Melo, secretária municipal de Saúde de Caxias

O Município de Caxias passa a ser referência neste tipo de atendimento, sendo pioneira no Maranhão a implantar a Planificação na Assistência Especializada e vai servir de laboratório no Estado, onde as usuárias (gestantes e crianças menores de 02 anos de alto risco) são atendidas com dia e hora marcados, sem filas e sem demora.

Além de Caxias, participam também municípios da região de saúde de Timon e Balsas. No evento estão presentes o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; a vice-presidente do CONASEMS, Iolete Arruda; a coordenadora da Planificação do Estado, Patrícia Veras; o consultor técnico do CONASS, Eugênio Vilaça, dentre outros representantes de órgãos da saúde.

“Caxias trouxe hoje um exemplo de atenção a rede de gestantes e crianças de alto risco, e isso é exatamente o que se propõe hoje os países desenvolvidos. Ouvimos aqui opiniões dos profissionais de saúde, dos gestores municipais mostrando que essa forma de organização na saúde produz bons resultados. Nesse jeito novo de fazer saúde, Caxias serve como um exemplo”, enfatizou Eugênio Vilaça, consultor técnico do CONASS.

Carlos Lula, secretário de Estado da saúde

“Temos bons resultados indicados com o processo de Planificação nas três regiões de saúde aqui hoje presentes. É muito importante a presença de Caxias contando da sua experiência. Eu fui em Caxias algumas vezes conhecer o funcionamento das UBS’s e fiquei realmente impressionado, a nossa intenção agora é levar às 18 regiões de saúde do Estado a Planificação”, destacou Carlos Lula, secretário de Estado da saúde.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: