A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, e a Coordenação do Parque Balneário Veneza em parceria com todas as secretarias municipais, proporcionou um dia de muita alegria, brincadeiras e diversão, com personagens para a criançada, além de picolé, algodão-doce e pipoca. Crianças e jovens se divertiram dentro e fora d’agua.

A festa em alusão ao Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, visou celebrar os direitos de crianças e adolescentes ajudando a conscientizar os pais e as pessoas em geral sobre os cuidados com esta fase da vida. Em 12 de outubro também se celebra Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

“Tá muito bom, tem muita brincadeira, já brinquei do vivo morto e do sol. Tem muita brincadeira e merenda”, disse Luís Fernando, que brincou à vontade.

“Nós brincamos de muitas coisas, tá muito bom, quero agradecer ao nosso prefeito Fábio Gentil. Eu gostei mais da brincadeira do vivo e morto, quando ela fala vivo a gente levanta e quando fala morto a gente abaixa, gente é muito bom”, disse Guilherme Gustavo, criança.

“Aqui é bom porque nós estamos brincando, é bom porque tem um banho para a gente banhar, pra gente se divertir”, disse João Vitor, de 09 anos.

Todos os espaços de lazer do Parque Balneário Veneza foram utilizados. A grande movimentação de pessoas favoreceu o comércio desenvolvido no interior do complexo turístico.

“Eu vendo ovo de codorna. Vou buscar mais porque a venda melhorou mais. Quando tinha paredão eu tinha medo de vender aqui. Hoje está melhor, estou gostando do prefeito. A minha família melhorou mais porque estou vendendo bem. A Veneza melhorou muito”, José de Ribamar, vendedor de ovos de Codorna.

“Vou buscar mais mercadoria porque aqui na Veneza está bombando. Quem tiver mercadoria tem que botar pra fora, a hora é essa. Estou achando uma maravilha. Todo domingo estamos aqui na Veneza”, afirmou Carlos Pereira, vendedor ambulante.

“A previsão é para vendermos toda comida, bebida, e com os poderes de Deus vai ser muito bom. Isso é excelente, é muito bom, é bom tanto para os usuários e para nós que trabalhamos no Balneário Veneza. Tem segurança, tem Bombeiros, Salva Vidas, e o faturamento muito bom”, ressaltou Maria dos Reis, permissionária na Veneza.

Era tanta gente, e de tantos lugares, que até o deslocamento de um ponto ao outro do Balneário era feito lentamente. Caxienses e visitantes das cidades vizinhas como Aldeias Altas, Codó, São João do Sóter, Timon e Teresina estiveram presentes.

“Está muito bom, trouxe meu filho pra se divertir. Realmente está bom demais. Tem muita criança, a segurança é importante para todos nós”, disse Maria da Conceição, povoado Gameleira, zona rural de Caxias.

“É a primeira vez que estou vindo, não imaginei que era assim, estou gostando demais, muito bonito, tô gostando, muito obrigado”, expressa Glória Maria, povoado Gameleira, zona rural de Caxias.

“Estou achando ótimo. Pela primeira vez estou vindo, trouxe sete crianças. É a primeira vez e estou amando. Está muito bom”, disse Lucilene Silva, visitante de Teresina.

“Eu estou muito emocionada, porque quando eu vim aqui a primeira vez, eu não via tanta coisa importante no meu Maranhão. Eu não vou dizer que o Piauí é bom ou ruim, mas hoje eu estou feliz por ver muitas coisas boas no meu Maranhão. Tem muita segurança, nós não pagamos nada. Eu tenho que agradecer, muito obrigado, para mim, eu estou numa praia, entendeu. Eu não esperei me deparar com tanta coisa importante”, agradeceu Bernarda Maria, que veio de Teresina.

“Nós viemos com uma excursão com o pessoal da nossa rua, meus vizinhos e parentes estão todos aqui. Está nota 10, foi um investimento que o prefeito fez, muito lindo que chamou a atenção de nós de Teresina para cá, segurança total. Pretendo vir mais vezes”, explica Francisco Carlos, motorista de Teresina.

O prefeito de Caxias Fábio Gentil, secretários municipais, coordenadores, assessores e vereadores do Município prestigiaram o momento de grande comemoração oferecido a todas as crianças, mas também de transformação do Parque Balneário Veneza em um grande polo turístico de lazer, um dos maiores do Maranhão. O local foi preparado para receber bem os turistas e visitantes, com organização e segurança. Equipes do SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Bombeiros Civis e Guardas Municipais garantiram a tranquilidade aos banhistas.

“Alegria estampada no rosto de cada um. Ver a família de volta à Veneza, ver os seus pais trazendo os seus filhos é porque acreditam que a segurança voltou aqui na Veneza. Nós queremos resgatar tudo de bom que a nossa cidade tem. Nossa cidade tem muita coisa bonita para apresentar, e a Veneza é um dos nossos pontos turísticos. Nós estamos aqui junto com esse povo, prestigiando e dividindo esse momento que é único, que fique guardado na memória da gente. Eu tenho certeza que gradativamente nós vamos recuperar esse sonho da Veneza, reestabelecer a família caxiense e reafirmar o compromisso com a nossa cidade, dizendo que os pais podem vir, trazendo seus filhos, porque aqui nós temos o Corpo de Bombeiros trabalhando, temos a assistência da Polícia Militar, da Guarda Municipal, estamos no mesmo propósito, apresentar a segurança em todos os aspectos. Eu tenho certeza que com sua ajuda nós vamos conseguir fazer a cidade que a gente quer”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

“Hoje a gente fica muito feliz de vir na Veneza, olhar ela lotada com as famílias, com muitas crianças, com muita segurança, com atrações, muita gente de fora, de outras cidades, os caxienses aproveitando e também nossos vizinhos de Teresina, de Codó, de Aldeias Altas, de São João do Sóter que trazem suas famílias para provar da nossa culinária”, destacou Paulinho, vice-prefeito.

“Fizemos uma mobilização geral na Secretaria de Cultura com todos os nossos monitores e planejamos fazer na Veneza o dia da alegria, o dia da criança, temos vários brinquedos espalhados aqui na Veneza, e a população nos atendeu. Não só a população de Caxias, mas também aquelas que visitam Caxias no dia de hoje. Para a minha surpresa, umas 09h para 09h30min, tinham mais de 50 ônibus estacionados, fora os carros pequenos e vans, o que demonstra que as nossas ações estão sendo atendidas, estão sendo corretas. Você observa, tem muita segurança, Guarda Municipal, Policia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros, segurança privada, transito funcionando, isolamos uma área só para a circulação das pessoas, o lago está super bonito com Guarda-Vidas. A gente parabeniza mais uma vez ao nosso prefeito Fábio Gentil pela excelente organização, a pedido dele que fizéssemos logo cedo atividades da Veneza, atividades esportivas, e é isso, Dia das Crianças é essa animação, é essa alegria. Já convido para domingo na Feirinha, vai ser a Feirinha das Crianças”, explicou Arthur Quirino, secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

 “Já prevendo essa quantidade de pessoas aqui, fizemos um planejamento, trouxemos a Guarda Municipal, SAMU, Bombeiros, Bombeiro Civil, Policia Militar, estamos com todas as forças presentes aqui. Hoje nós temos mais de 100 ônibus. Eu posso dizer que é a referência do trabalho que a gente vem fazendo, trabalho com cuidado, com a comunidade, o zelo com o Balneário, fazendo a divulgação de fato. Temos parcerias com todas as secretarias municipais. Nós criamos um regulamento interno para organizar, para resolver problemas que aconteciam na madrugada. Colocamos os portões porque foi feito um acordo entre o Ministério Público e as forças de segurança, as polícias e a procuradoria para que se resolvesse os problemas internos aqui. Então foram criados horários. A Veneza passa a funcionar de segunda a sexta, das 08h à meia noite, e finais de semana, de 06h às 02h da manhã”, explicou Antonione Santos, administrador do Parque Balneário Veneza.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , , , , ,