Além de terem a escola do povoado reformada e entregue pela administração municipal, os moradores do Povoado Rosário, no 1º Distrito de Caxias, agora têm água encanada em casa. A solenidade de entrega do Sistema de Abastecimento de Água com 3.400 metros de extensão de rede foi entregue na manhã da última sexta- feira (13).

O prefeito de Caxias acompanhado do secretariado, coordenadores, assessores e da direção do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, foram entregar oficialmente o sistema que vai beneficiar aproximadamente 60 famílias. O requerimento solicitando ao prefeito a construção da obra foi feita pelo vereador Darlan.

“O maior problema aqui era a falta d’água. Para mim é só alegria receber essa benção divina de Deus, porque água é vida. Hoje todas as casas vão ficar jorrando água para todo mundo. Eu fico muito feliz porque é o resultado de todas as pessoas que nos ajudaram. Quero agradecer a colaboração das pessoas do povoado que tiveram a paciência de esperar até esse dia. Aqui de manhã quando as crianças saíam para ir pro colégio não tinha água para tomar banho. Quero agradecer as pessoas do SAAE que nos ajudaram e ao prefeito que se preocupou com essa questão, e disse que Rosário tinha que ser em primeiro lugar”, destaca Murilo Cunha (Moura), presidente da Associação do Povoado Rosário.

“É importantíssimo a gente estar atendendo as necessidades dessa população. Sabemos que água é vida, e graças a Deus a gente é bem conhecido na região, já conseguimos para outros três povoados. Hoje estamos aqui felizes com essa população, em especial o nosso prefeito Fábio Gentil, que atendeu gentilmente a comunidade”, disse Darlan, vereador.

O Sistema de Abastecimento de Água conta com a estrutura de poço tubular, um reservatório com capacidade para 10 mil litros e um conversor de energia que converte a energia monofásica em trifásica, que melhora as proteções elétricas. Este é o terceiro sistema inaugurado em dois meses, beneficiando mais de 90 famílias em três povoados. O diretor do SAAE garantiu que o sistema vai passar por acompanhamento constante para manter a qualidade da água oferecida.

“O SAAE na gestão Fábio Gentil tem uma preocupação com a zona rural, e aqui nós beneficiamos 60 famílias. Vamos ter o monitoramento da água toda semana para prevenir doenças. Isso vai gerar mais saúde preventiva para a comunidade do Povoado Rosário. Toda a população tem água dentro de casa. A população não precisa mais tá carregando água no balde, indo atrás de cacimbão, vai ter água dentro de casa, e água de qualidade”, explica Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

Arnaldo Arruda, diretor do SAAE.

A comunidade agora é só alegria. “Antes não tinha água, agora tá bom, temos água na torneira, tá ótimo. Nós estava precisando muito desse sistema de água aqui. A gente pegava água no poço de pouco aí esperava para usar de novo sabe, puxando um pouco de cada vez. Agora tá muito melhor com água nas torneiras”, explicou Maria Gorete, moradora do Rosário.

Para o prefeito Fábio Gentil esse é o resultado do trabalho de toda a sua equipe, de levar qualidade de vida para as famílias da zona rural.

“Há aproximadamente 15 anos, Caxias era conhecida como a cidade das águas cristalinas, hoje a gente percebe que a água na zona rural está escassa. Os nossos riachos que eram perenes hoje viraram temporários, no inverno tem água, no verão a água acaba. A gente percebe que a comunidade estava desassistida nesse aspecto. O governo municipal tem trabalhado com toda a sua equipe, secretariado, com o propósito de minimizar esse prejuízo, fazendo com que a população tenha condições de vida, água é vida. A gente percebe a alegria externada no rosto de cada pessoa, que é o combustível que nós gestores municipais precisamos para realizar o nosso trabalho. Tenho certeza absoluta, que um bem como esse fica guardado na memória de cada um e jamais será esquecido. Porque a partir do momento que você abre a torneira e tem água, você percebe a alegria no rosto. Vamos trabalhar, eu tenho certeza que logo logo nós teremos a cidade que a gente quer”, expressou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,