A Estação de Tratamento de Água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias, localizada no bairro Volta Redonda, é a responsável pelo tratamento e abastecimento de água de 60% da população da cidade. E mensalmente abre as portas para receber estudantes e professores de diversas escolas para visitas técnicas e orientações pedagógicas e ambientais.

Estudantes da Unidade Escolar Municipal São José em visita a Estação de Tratamento de Água do SAAE

Nesta quarta-feira (25), 40 alunos, com idades de 09 a 12 anos, da Unidade Escolar Municipal São José, localizada na Vila São José, acompanharam de perto todo o processo de tratamento da água durante visita à ETA Volta Redonda. A atividade faz parte do projeto “Com vida – o Brasil cuidando das águas”, desenvolvido ao longo do ano, com o objetivo de despertar nas crianças a conscientização ambiental.

Para a diretora adjunta da Unidade Escolar, Cléia Siqueira, a visita tem o objetivo de despertar nos alunos a importância da água e de como é necessário usá-la com consciência.

“É muito importante essa conscientização e nós estamos mobilizando a comunidade através de várias iniciativas que começaram em sala de aula e as crianças são os protagonistas, elas levam o que aprendem para dentro dos lares, pro bairro. E hoje aqui, os estudantes puderam ver de perto por quais processos a água passa até chegar na casa deles, isso é fundamental, para despertar neles o combate ao desperdício”, destacou.

O estudante Francisco Felipe, de 9 anos, aprendeu direitinho o que ouviu durante a visita e vai transformar tudo em atitudes dentro de casa.

Aprendi aqui que não podemos desperdiçar água porque água é vida e eu posso economizar dentro de casa, na hora do banho, na hora de escovar os dentes”, disse.

De janeiro a outubro deste ano, mais de 300 estudantes já passaram pela ETA Volta Redonda conhecendo, na prática, o processo de tratamento da água.

Para o químico do SAAE, Edson Mauro, essas visitas têm um grande poder de conscientização.

“É muito bom receber esses jovens estudantes e mostrar pra eles o nosso trabalho aqui na estação. A gente esclarece e orienta como a água é tratada e apresenta os canais de comunicação com o SAAE, assim, eles saem daqui mais conscientes, e multiplicam esse conhecimento para os familiares, amigos e a comunidade onde vivem” explicou.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,