O prefeito Fábio Gentil, que é presidente da Junta Militar em Caxias, e a primeira-dama Letícia Mabel participaram ao lado da secretária da Junta de Serviço Militar, Maria Helena da Silva Santos, e do Instrutor do Tiro de Guerra, o subtenente Barcelos, da solenidade de dispensa de incorporação na manhã da última sexta- feira (27), na quadra do Tiro de Guerra.

Prefeito Fábio Gentil durante solenidade de dispensa de incorporação

Ao todo 200 jovens foram dispensados do serviço militar obrigatório, devido ao excesso de contingente. Em forma, eles fizeram o juramento a bandeira e colocaram-se à disposição da nação em caso de necessidade até os 45 anos. Logo depois, os mesmos receberam de forma simbólica o certificado de reservista.

“Eu aprendi muita coisa boa aqui no serviço militar. Não vou servir, fui dispensado, mas é uma forma de demonstrar que estamos à disposição da sociedade”, disse Reinaldo Lima, dispensado do serviço militar.

“Eu assumir um compromisso de sempre poder representar o nosso país. Eu queria muito servir, porém as obrigações diárias não permitem”, disse Gleydson Ranngell, dispensado do serviço militar.

“O objetivo dessa cerimônia é justamente fornecer um pouco do que é o serviço militar e também fazer com eles realizem o compromisso à bandeira nacional. É uma atividade de cidadania servir ao seu país. Defender o seu país em caso de necessidade, em caso de guerra e qualquer tipo de conflito externo”, ressaltou o subtenente Barcelos, instrutor do Tiro de Guerra

“Estamos aqui participando dessa solenidade de dispensa de incorporação, mas todos estes jovens sabem dos compromissos com a nação, do respeito à bandeira, do respeito ao cidadão. Aqui no Tiro de Guerra temos uma educação adicional a todos aqueles que procuram essa educação tão necessária, que é de respeito acima de tudo. Hoje não poderia ser diferente, estamos aqui abraçando e dando as condições necessárias para que o Tiro de Guerra seja cada vez mais presente na sociedade de Caxias”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Logo depois, o prefeito e a primeira-dama seguiram para o Colégio São José, no Centro de Caxias, onde assistiram as apresentações de trabalhos da Feira Cultural promovida pela escola há mais de 20 anos, que em 2017 fez alusão aos 80 anos do Colégio com o tema: “Colégio São José – 80 anos construindo o saber”. A escola é uma referência em Caxias, como destaca a irmã Gema que atribui o sucesso à seriedade no trabalho realizado.

“Acho que a qualidade do ensino faz com que as pessoas tenham essa admiração pelo trabalho do Colégio São José. Além disso, a responsabilidade, respeito pelo outro, pela sociedade, e nós trabalhamos isso com os alunos”, afirmou Irmã Gema, diretora do Colégio São José.

Mas em uma das salas, onde as crianças falaram sobre escritores que contribuíram com a educação, o prefeito e a primeira-dama aproveitaram o momento para exercitarem a paternidade e maternidade, afinal estavam assistindo mais um momento de crescimento da pequena Alana Gentil, que escolheu falar sobre o psicólogo Jean Piaget. Ela apresentou um pouco de sua exposição para a nossa reportagem. Já os pais, estavam transbordando de alegria.

“Escolhi Jean Piaget. Ele foi um psicólogo e filósofo conhecido pelo seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Piaget passou grande parte da sua carreira profissional interagindo com crianças e estudando seu processo de raciocínio, e seus estudos tiveram grande impacto no campo da psicologia e pedagogia. Ele nasceu em 09 de agosto de 1896. Eu gostei da história de Jean Piaget”, disse Alana Gentil, aluna do colégio São José.

Prefeito Fábio Gentil e primeira-dama Letícia Mabel ao lado da filha Alana Gentil

“É prazeroso tirar um pouco do nosso tempo para participar das atividades com os filhos. O São José é uma escola renomada, tem um bom desempenho, bons professores. É muito gratificante estar participando da Feira Cultural e poder estar prestigiando não só minha filha, como também todos os coleguinhas dela também”, expressou Letícia Mabel, primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

“A minha vida foi aqui no Colégio São José. Neste momento em que a gente volta para prestigiar esta feira, a gente volta a reviver o passado que vivemos aqui dentro. É uma satisfação está vendo essas crianças apresentando seus trabalhos e tendo uma educação de qualidade. Eu sempre digo que há momentos na vida que recurso nenhum paga. Hoje é uma grande satisfação pra gente porque os filhos nos ensinam muito”, declarou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos da solenidade de dispensa de incorporação:

Palavras chaves: , , ,