O encontro foi realizado em uma casa de eventos no bairro Cangalheiro, em Caxias, e reuniu trabalhadores rurais dos municípios de Caxias e Codó na Jornada Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

Jornada Nacional da Agricultura Familiar em Caxias

Promovido pela Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil, o objetivo da jornada foi discutir políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar, com o foco nos seguintes temas: Regularização Fundiária; Programa de Crédito Fundiário; Habitação Popular e Crédito de Fomento da Agricultura Familiar. Representantes do SEBRAE, instituições bancárias, vereadores, secretários e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, estiverem presentes. Lideranças comunitárias de assentamentos e povoados fizeram uso da palavra e pediram ajuda do poder público para continuarem produzindo.

“Nós estamos querendo unir esses órgãos para que trabalhe a linha de crédito. Nós precisamos de crédito e assistência técnica, precisamos de pessoas administrativas dentro dos recursos. Nós queremos que o Município de Caxias produza. Nós estamos trazendo o homem do campo para a cidade para que junto com os administradores possa fazer a coisa funcionar. Eu acredito que vamos cobrar deles e fazer funcionar”, diz Domingos da Silva, presidente da associação do povoado Lavras.

“Eu vejo que a agricultura necessita do poder público, não em querer dá alguma coisa em troca de voto. Quem está no poder tem a obrigação de ajudar a agricultura. Nós estamos aqui e vamos estar cada vez mais se reunindo para que a gente lute. Nós temos força de lutar. Mas nós pede a nossos representantes que também ajudem, que também tenham a coragem e a força de ajudar essa agricultura”, lembrou Eldo Medeiros, presidente da associação do povoado Santa Rita (Caxias).

“Essa reunião é muito importante para nós, porque a gente junto junta conhecimentos e através desses conhecimentos é que nós busca melhoria de vida, qualidade de vida para todos nós. Cada um pensa diferente, mas acontece que o melhor vem. Uma reunião dessa é uma semente que a gente planta, ela vem um fruto depois. Eu acredito que através dessa reunião vamos ter benefícios importantes”, ressaltou França Feitosa, presidente da associação do povoado Santa Rita (Codó).

O prefeito Fábio Gentil, quando fez uso da palavra, elencou uma série de benefícios levados pela Prefeitura de Caxias à zona rural, a exemplo da: recuperação de mais de 100 Km de estradas; perfuração de 15 poços; Reforma de 20 escolas, a compra de alimentos da Agricultura Familiar para a merenda escolar, dentre outras.

Prefeito Fábio Gentil durante seu discurso na Jornada Nacional da Agricultura Familiar

Além disso, o prefeito anunciou que a Prefeitura em parceria com a Câmara Municipal de Caxias devem editar um projeto de lei para limpar o nome dos trabalhadores que hoje não possuem crédito junto aos bancos. O prefeito informou também que a Prefeitura está aberta para receber as demandas dos trabalhadores rurais. Para o assessor da presidência da Confederação Nacional da Agricultura Familiar, Pablo Said, o diálogo com o poder público é fundamental.

“Hoje participam desse movimento dois municípios: Caxias e Codó. O objetivo dessa jornada é discutir temas relativos a agricultura familiar para que a gente possa fortalecer o papel da agricultura familiar, para que a gente possa construir e dá uma nova cara ao homem do campo, porque hoje eles precisam de ajuda e, nós da CONAF estamos juntos nessa luta para trazer conquistas. Essa aproximação do poder público é muito importante, porque tudo só funciona através de parceria”, afirmou Pabro Said, Assessor da Presidência da CONAF.

“Com essas discussões a gente encontra saídas para viabilizar. Neste momento estamos falando sobre agricultura familiar. Eu aprendi que uma boa agricultura ela só funciona se tiver terra, crédito e trabalho, o resto acontece. Aqui a gente procura conversar com os trabalhadores, os produtores rurais para ver se há mais terra e mais crédito, que é o que se reclama, não só aqui, mas em todo o país”, expressou Catulé, presidente da Câmara Municipal de Caxias.

“Nós precisamos ouvir os trabalhadores rurais, porque assim iremos fazer o que for melhor. Nos deixamos à disposição para marcarmos audiência, vamos ouvi-los, vamos recebe-los, vamos trabalhar para que possa melhorar a vida do homem do campo. Nós estivemos no Banco do Nordeste e vamos elaborar um projeto de lei e encaminhar para a Câmara Municipal que vai subsidiar todos aqueles pronafianos, que têm débitos junto ao Banco do Nordeste, para que juntos possamos dá aquela entrada no reparcelamento para que possa limpar o nome deles, e os pronafianos tenham novas condições de crédito para que possam trabalhar na agricultura. Tenho certeza que se andarmos dessa forma, conversando e se entendendo, as coisas mudarão e teremos a agricultura familiar que a gente quer”, explicou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: ,