A professora Joselma Lopes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) teve seu projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Com o tema “A Saúde na Escola por meio de Jogos Educativos: Desafios para soma de melhores resultados”, o objetivo do trabalho é promover saúde na escola por meio de jogos educativos para melhorar o desempenho cognitivo dos alunos, estimular o potencial através do desenvolvimento de jogos e promover a sociabilidade entre os educandos, como explica a aluna Leonara Amorim, do 8º ano, da Escola U.I.M. Hélio Queiroz.

professora Joselma Lopes, coordenadora do PSE da SEMECT, ao lado de aluna participante do projeto

Nosso trabalho é a trilha matemática. Funciona como jogos de dados e a pessoa que obtiver pontos responde a perguntas referentes ao tema que aborda o jogo, através de cálculos e percepção analítica”, ressaltou a aluna.

Para a professora de matemática Adina Barros, o projeto é um passo importante no desenvolvimento dos alunos e irá facilitar significativamente o aprendizado.

“Essa prática é muito boa, é uma nova maneira de vivenciar a matemática que será bem proveitosa para eles. Esse projeto envolvendo a matemática e saúde através de jogos só tem a melhorar o aprendizado. É uma parceria ótima. É muito satisfatório, percebermos a SEMECT realizar e participar intensamente. A secretária de Educação Ana Célia Damasceno está de parabéns pelo empenho e incentivo à área de ciência e tecnologia, nos dando total apoio” concluiu.

Segundo Joselma Lopes, o projeto foi aprovado no dia 16 de setembro após ser submetido ao edital da FAPEMA para ser desenvolvido durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

A equipe do PSE é formada pelas secretarias de Educação e Saúde. Somando a este, já são quatro trabalhos aprovados da coordenadora do PSE da SEMECT, que foram ofertados para U.I.M. Jacira Vilanova; U.I.M. – Marinalva Soares; Escola U.E.M. Leôncio Alves e U.I.M. Hélio de Sousa Queiroz, nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017 respectivamente.

O projeto passou pelas seguintes etapas: Reunião do PSE com a equipe executora; apresentação do projeto para alunos; oficinas para produção de jogos educativos; exposição “Caxias Faz a Diferença” e competições de jogos e brincadeiras no Ginásio Caldeirões. A culminância do projeto aconteceu no pátio da Escola U.I.M. Hélio Queiroz com a participação de todos os alunos e entrega de certificados. Todos se mostraram felizes com os resultados.

Estou muito feliz porque podemos aprender mais. Gostei muito do tema abordado porque podemos ensinar os amigos e parentes através de jogos como gostar da matemática”, destacou Vitor da Silva de 17 anos, aluno do 9° ano.

A aluna Gerlane da Silva Soares de 14 anos estudando de UIM Hélio Queiroz, ficou satisfeita em contribuir com escola em que estuda.

Eu me sinto muito lisonjeada por ter participado desse trabalho ajudando a minha escola. Estou realmente feliz, sei da importância desses trabalhos, e ao receber o certificado percebemos que tudo valeu a pena. Participar juntamente com todos os alunos foi gratificante”, disse.

Para a secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, que sempre apoia todos os projetos desenvolvidos por alunos e professores, os resultados foram bastante satisfatórios.

É muito gratificante ver que investir em educação, em ciência e tecnologia é investir em um futuro promissor, é proporcionar ao alunado novos rumos, novas perspectivas de um futuro melhor e mais justo para a sociedade. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2017, que tem como tema: “A Matemática Está Em Tudo!”, veio firmar um compromisso da SEMECT com a educação, com a ciência e a tecnologia, e também com todos os professores que têm feito a área de tecnologia e ciência crescer em proporções grandiosas. Todos tiveram um desempenho primoroso. E venho aproveitar e parabenizá-los mais uma vez pelo mês que homenageia esse profissional tão aguerrido e lutador. A SEMECT teve mais de 11 trabalhos aprovados pela FAPEMA, e isso é fantástico. O governo Fábio Gentil é isso, um proporcionador de conquistas ao educador. E não vamos parar. Com toda certeza iremos muito mais à frente”, destacou a secretária.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,