Separadas pelo oceano atlântico, Caxias do Maranhão agora está mais próxima de sua cidade irmã, a Caxias portuguesa, graças à iniciativa do prefeito Fabio Gentil de estabelecer laços entre as duas cidades.

Pela primeira vez na história de Caxias um prefeito se preocupa em estimular esta parceria”, afirma Fernando Santos, secretário adjunto de Turismo de Caxias, em visita de cortesia à Caxias portuguesa.

O secretário Adjunto de Turismo de Caxias, Fernando Santos, reunido com a Sra. Madalena Castro ( de amarelo), atual presidente da União das Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, e demais membros do executivo do Conselho.

Filho de uma caxiense com um português, e por isto com dupla cidadania, Fernando aproveitou a viagem que fez para rever a família e estar presente na posse do atual prefeito da cidade irmã portuguesa, estreitando os laços entre as duas cidades.

“Parcerias do tipo cidades irmãs são comuns em todo o mundo e visam estimular o turismo, intercâmbio de negócios, de estudantes e profissionais, assim como estabelecer laços fraternos entre os povos”, ressalta o secretário adjunto.

“Importante lembrar que o Porto do Itaqui, graças à proximidade com a Europa, oferece condições ideais para o aumento da geração de negócios com Portugal e demais países da Europa. É importante, portanto, buscar e estimular a implantação de empresas de capital europeu no nosso município. Por outro lado, ao incentivarmos a nossa produção agrícola, poderemos também no futuro vir a ser exportadores para o continente europeu, tendo Portugal como portão de entrada”, enfatiza Fabio Gentil, prefeito de Caxias.

Na visita à cidade de Caxias em Portugal, o secretário adjunto de Turismo iniciou procedimentos para uma maior aproximação entre as duas cidades e compareceu à posse do Sr. Isaltino Morais, para o cargo de Presidente da Câmara Municipal do Concelho de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias (cargo que no Brasil equivale à condição de prefeito).

Cerimônia de posse do novo prefeito da Caxias Portuguesa, o Sr. Isaltino Morais

Isaltino, que já foi eleito “prefeito” por outros seis mandatos de quatro anos e que já foi Ministro das Cidades na Presidência de Jorge Sampaio, é um dos políticos mais influentes em Portugal, administrando a segunda zona mais rica do país, conhecida como sendo o Vale do Silício Português, sendo tamanha a quantidade de grandes empresas europeias de informática com sede naquela região. Parcerias futuras entre as duas cidades podem resultar em boas oportunidades para os caxienses.

O secretário Adjunto de Turismo reuniu-se também com a Sra. Madalena Castro, atual presidente da União das Freguesias de Oeiras, São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, a quem entregou um presente enviado pelo prefeito Fábio Gentil, o livro Cartografias Invisíveis, um verdadeiro tratado sobre Caxias do Maranhão. Na ocasião, foi apresentado aos demais membros do executivo da cidade irmã e pode falar sobre a nossa Caxias aos presentes.

Entrega do livro Cartografias Invisíveis, um presente do prefeito Fábio Gentil para a Dra. Madalena Castro, presidente da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias em Portugal.

Muitas cidades brasileiras são homônimas, têm o mesmo nome de cidades de Portugal. Alguns destes nomes foram dados pelos próprios portugueses durante o período colonial e permanecem até hoje como lembrança daqueles tempos. Isso ocorreu principalmente durante o governo do Marquês de Pombal, que recomendou que os povoados da colônia fossem denominados com nomes de cidades lusitanas. Tais lugares se situam, na maior parte dos casos, na região Norte e Nordeste, as primeiras a receber o influxo colonizador. Caxias, além do nome, tem como afinidade com Portugal o fato de já ter tido uma das maiores colônias de portugueses no Estado.

Residência do Marquês de Pombal ( hoje um museu), em Portugal, que recomendou que os povoados da colônia fossem denominados com nomes de cidades lusitanas.