Em alusão ao Mês do Professor, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT) em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) realizou várias ações de saúde com professores da rede municipal de educação. A atividade foi realizada no Centro de Cultura, no último dia 30 de outubro.

Secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, ao lado do coordenador do CEREST, Eliel dos Santos

Dentre os serviços oferecidos estiveram: aferição de pressão, conversas com psicólogos, avaliação do índice de massa corporal, dentre outros. Na oportunidade autoridades municipais, funcionários da SEMECT e os protagonistas da ação, os professores, fizeram-se presentes.

O professor Manuel Cícero fez questão de falar sobre a importância da ação.

“Me sinto lisonjeado com essa oportunidade porque temos uma vida difícil no dia a dia. Por trabalharmos muito, não temos oportunidades como essa. A secretaria está de parabéns por ofertar ao professor a oportunidade de saber como está a saúde. Eu fiz todo o processo ofertado aqui e estou ótimo, só preciso agora diminuir o peso”, destacou o professor.

Para Eliel dos Santos, coordenador do CEREST, a parceria foi muito importante, pois permitiu o mapeamento da saúde dos profissionais da educação. Além dos professores da rede municipal, o CEREST também abrangeu professores da rede estadual de educação.

Estamos promovendo um mapeamento sócio assistencial através dessa parceria que foi muito importante, não só para os professores como também para os profissionais da saúde”, ressaltou o coordenador.

O vereador e médico Magno Magalhães compareceu ao local e, se mostrou surpreso com a oportunidade ofertada aos professores.

“Essa ação demonstra mais uma vez a sensibilidade do prefeito Fábio Gentil e da secretaria de Educação, Ana Célia Damasceno, em relação à saúde do professor. Nós entendemos que o CEREST é um órgão muito importante, porque nós temos lá uma equipe muito profissional de médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, psicólogos, dentre outros, onde essa abordagem e feita de forma muito profissional. Isso é muito importante porque nós sabemos que o professor é a base da sociedade, é aquele que nos dá o conhecimento e nos prepara para o futuro. A professora Ana Célia está de parabéns pela atitude em homenagear o professor de todas as formas”, disse o vereador.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, destacou a importância da ação e agradeceu a secretária municipal de Saúde, Dr. Socorro Melo, pelo apoio ofertado através do CEREST.

“O professor tem uma vida diária muito corrida e com grandes dificuldades e, essa é uma forma para que o professor possa avaliar como está sua saúde. Por isso requisitamos para secretária de Saúde os serviços dos profissionais do CEREST e fomos muito bem atendidos no nosso pedido. Os professores gostaram muito de todas as ações promovidas pela Secretaria de Educação e cada passo que demos nessa jornada só mostra que o nosso prefeito Fábio Gentil se preocupa com a educação como um todo e o desempenho da educação, que tem crescido a cada dia, porque o prefeito acredita no rumo que temos seguido para conquistarmos patamares cada dia maiores e melhores para o setor educacional. Mais uma vez quero parabenizar a todos os professores pelos serviços prestados à educação e, por mais que façamos pelos professores, é o mínimo”, enfatizou a secretária.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: