A Coordenação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) está convocando os idosos e deficientes que são beneficiários a realizarem a atualização de suas informações no Cadastro Único do Governo Federal. O Prazo para os idosos e deficientes vai até 31 de dezembro de 2018.

“A gente pede atenção de todos para que respeitem o prazo porque quando chegar no mês de janeiro, que o idoso chegar lá no banco pra receber seu dinheiro, ele não encontrar o dinheiro no banco. Estamos procurando avisar toda a comunidade de Caxias. Existem casos de pessoas prostradas e que não têm como se locomover e não podem vir aqui na coordenação do BPC ou na coordenação do Bolsa Família pra poder está fazendo esse cadastro. Nós pedimos à família, ao responsável que venha, repasse o endereço que nós iremos até a casa dele”, destaca Cynthia Lucena, coordenadora do BPC.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um benefício da Política da Assistência Social, individual, não vitalício que garante o pagamento mensal de um salário mínimo a pessoa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência, seja ela de qualquer idade, com impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que comprova não possuir meios para a própria manutenção.

Os idosos e deficientes que ainda não atualizaram seus cadastros, seus dados podem ser atualizados pelo próprio BPC/Caxias, que está situado no seguinte endereço: Rua 1º de agosto, nº 471, Centro, em frente à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Outras informações pelo telefone: 0xx99 3521 1100. É importante que o beneficiário se informe junto à Secretaria Municipal de Assistência Social para mais informações. Caso o cadastro do beneficiário não esteja no cadastro único, o benefício pode será cancelado.

A convocação dos idosos para atualização das informações junto ao cadastro único do Governo Federal está sendo feita pela portaria Interministerial nº 02. Ela prevê que em 2017 os idosos serão convocados. Em 2018 as pessoas com deficiência serão convocadas.

“Nós temos no município 2.451 idosos beneficiários ativos do BPC. Devido às exigências do Governo Federal para que os idosos e as pessoas com deficiência estejam dentro do Cadastro Único, as pessoas podem ter o benefício suspenso, caso não compareçam para atualização. Muitas pessoas que estão na zona rural que não tem acesso à TV, a rádio, não tem meios de acesso à internet e de comunicação, muitas pessoas que não sabem ler e a família não repassa as informações. Nós estamos pedindo para que essas pessoas nos procurem. Quem puder informar, informe, procurem o BPC, procurem o Bolsa Família também lá no Centro de Cultura para atualizar o cadastro ou realizar um novo cadastro. Porque tem muitos idosos que são beneficiários do BPC que não têm cadastro, por isso é importante que todos estejam cadastrados, precisam fazer esse cadastro, porque essa é uma exigência do Governo Federal” explica Cinthia Lucena, coordenadora do BPC.

Palavras chaves: , ,