Na tarde da última segunda-feira (13) a equipe técnica da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) esteve em Caxias visitando a rede de saúde municipal com vistas à implantação do Hospital Inteligente, sendo o segundo do Brasil. A equipe esteve acompanhada de vereadores, secretários municipais, o vice-prefeito Paulo Marinho Júnior e prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

A Maternidade Carmosina Coutinho foi a primeira unidade de saúde a receber os técnicos. A diretora da casa, Márcia Santos e sua equipe, apresentaram aos técnicos todas as instalações da Maternidade.

A visita dos representes da ABDI se deu após alguns encontros com o prefeito Fábio Gentil na sede da Agência, em Brasília-DF.

“Com o Hospital Inteligente nós vamos diminuir os custos, monitorar melhor nossos pacientes dando uma resposta mais rápida pra nossa comunidade. O Hospital Inteligente só vem a somar com a nossa Maternidade”, disse Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.

Após visita à Maternidade, todos seguiram para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde foram recebidos pelo diretor Daniel Neto e, conheceram o atendimento eletrônico, a classificação de risco, as salas amarela e vermelha, enfermarias e demais dependências.

Em sua fala o prefeito Fábio Gentil destacou importância da implantação do novo conceito em saúde.

“Com o Hospital Inteligente vamos prestar um melhor atendimento, nós vamos reduzir custos e isso gera mais recursos pra investir na saúde. Nós vamos falar com quem tiver que falar, fazer o que tiver que fazer para melhorar cada vez mais a nossa cidade e, isso é uma demonstração de que estamos no caminho correto, buscando parceiros. Buscar esses recursos é um compromisso nosso para ver sempre uma cidade crescente”, disse Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Da esquerda para direita: Clélia Pimenta, especialista em projetos; Roberto Pedreira, Relações Institucionais da ABDI e Márcia Santos, diretora da Maternidade Carmosina Coutinho.

Logo em seguida a equipe se deslocou para o Hospital Geral Municipal, Gentil Filho. A unidade de saúde passa por amplas reformas e adequações, além da ampliação que em breve tornará o HGM um Complexo Hospitalar. Lá, os técnicos foram recebidos pela diretora administrativa Maria do Rosário e sua equipe, percorrendo toda a estrutura do hospital.

A especialista em projetos da ABDI, Clélia Pimenta, disse que se pretende com esse projeto a melhoria da eficiência das unidades de saúde.

“Aqui estamos fazendo todo o mapeamento e levantamento da demanda com a possibilidade de interconexão entre equipamentos, interação entre pacientes e profissionais da saúde fazendo uma gestão mais eficiente, com acesso mais rápido às informações, informatizando por completa a unidade de saúde dando mais eficiência e transparência, podendo atender melhor a população”, ressaltou Clélia Pimenta, especialista em projetos.

“Temos um convênio com o Ministério da Saúde voltado para melhorar a gestão de unidades de saúde. Inicialmente vamos identificar uma unidade de saúde aqui em Caxias, após isso faremos com que o projeto funcione através de soluções tecnológicas voltadas à integração de áreas com redução de custos”, frisou Roberto Pedreira, Relações Institucionais da ABDI.

A secretária de Saúde de Caxias, Drª. Socorro Melo, destacou a importância desta implantação para o município.

“O Hospital Inteligente traz a organização dos nossos processos como um todo de forma mais informatizada, fazendo com que as informações sejam compartilhadas. Temos três unidades de saúde no nosso município e a nossa intenção é que tudo seja informatizado e interligado. Então, o Hospital inteligente traz pra nós essa possibilidade de uma forma mais precoce, evoluindo os processos de forma mais dinâmica, facilitando o atendimento dos nossos pacientes e o trabalho dos nossos profissionais de saúde”, destacou a secretária.

ABDI é vinculada ao Governo Federal e trabalha como elo entre o setor público e privado. A cidade de Caxias vai ser a segunda do país e receber o Hospital Inteligente, o primeiro está na cidade de Londrina no Paraná. O Hospital Inteligente é um projeto inovador para entidades de saúde através de um sistema totalmente digitalizado e integrado a todas as áreas do hospital, na busca de qualidade, eficiência, produtividade e redução de custos.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , ,