A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza no final da tarde de hoje, quarta- feira (15), o Seminário Municipal das Comunidades de Matriz Africana no auditório do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). As atividades serão por volta das 16h com debates e discussões sobre direitos e religião. Logo depois, as palestras e apresentações culturais acontecem na Praça Duque de Caxias, em frente ao Memorial da Balaiada.

A data é de grande relevância para as comunidades pois o dia 15 de novembro, além de se celebrar as atividades alusivas à Proclamação da República, também se comemora o Dia Nacional da Umbanda.

“Neste dia 15 é comemorado o Dia Nacional da Umbanda aqui em nosso país. Então, quase não se dá a importância que ele tem, por isso nós estamos organizando um Seminário, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Vai ser discutida a questão da religiosidade, porque os umbandistas se sentem discriminados, então nós estaremos discutindo esses assuntos. Está vindo o pessoal da Federação dos Umbandistas, médicos, advogados para conversar com todos os participantes sobre direitos e deveres dos cidadãos. A Prefeitura Municipal de Caxias ver nessa questão religiosa que o deve prevalecer entre as religiões é o respeito, porque o Estado é laico. É aberto para todos para que possamos conhecer e respeitar a religião do próximo”, explicou Prof. Chiquinho, secretário Adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: , ,