A Prefeitura de Caxias em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) realizou o Seminário Integrador com o tema: “A Princesa do Sertão e sua culinária local” que foi produzido pelos 29 alunos da turma de Auxiliar de Cozinha.

A atividade marcou o encerramento do curso que teve uma carga horária de 240 horas, colocando no mercado de trabalho profissionais capacitados para exercerem a função. O curso foi além dos conhecimentos da cozinha e, despertou e criou nos alunos o interesse de conhecerem a história gastronômica do município.

“Eu amei o curso, aprendi bastante e pretendo agora seguir em frente. Já tenho muitos projetos em mente e logo logo estarei colocando-os em prática”, declarou Caroline Gomes, aluna.

Como parte do projeto integrador, os alunos estavam vestidos a caráter, representando os grupos folclóricos de Caxias e explicando à plateia formada pelos familiares dos participantes o que aprenderam durante o curso.

A gerente do SENAC/Caxias, Rosy Bomfim, ficou encantada com o resultado final do curso e satisfeita em contribuir com a formação dos profissionais, destacando a parceria da instituição com o poder público.

“Uma parceria de sucesso, onde a Prefeitura, ciente da importância da qualificação, deu o que há de melhor em educação profissionalizante em Caxias”, destacou a gerente.

O encerramento das atividades aconteceu na noite do último sábado (18) ao lado da Praça do Pantheon. Prestigiaram o evento coordenadores e secretários municipais.

Representando o prefeito Fábio Gentil, o secretário de Governo, Catulé Júnior, falou sobre a preocupação da atual gestão com a qualificação dos caxienses para o mercado de trabalho.

“O governo do prefeito Fábio Gentil se preocupa também com a qualificação desses caxienses que buscam ser inseridos no mercado de trabalho. Essa parceria com o SENAC é de suma importância para orientar esses profissionais e deixá-los preparados para exercer bem suas atividades”, declarou o secretário.

Foram três cursos gratuitos ministrados durante 3 meses dentro da Carreta Escola do SENAC, que ficou estacionada em frente ao prédio da Prefeitura de Caxias no Centro da cidade, beneficiando mais de 40 alunos. O secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude, Arthur Quirino, destacou que a Prefeitura de Caxias conseguiu junto com a direção do SENAC a permanência de mais 3 meses da Carreta Escola, dando assim oportunidade para mais caxienses.

“O sucesso foi tamanho que a carreta vai permanecer até fevereiro, oferecendo novas turmas de Salgadeiros e Auxiliar de Cozinha com os professores do SENAC e seus profissionais de alto nível”, informou o secretário.

A entrega dos certificados acontecerá dia 6 de dezembro no auditório do SENAC.

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , , , , ,