Dando continuidade à Campanha Novembro Azul realizada pela Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde, as ações de conscientização e prevenção ao Câncer de Próstata aconteceram na manhã da última terça-feira (21) na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ).

O trabalho preventivo e de conscientização contemplou palestras, distribuição de folders e laços azuis, consultas médicas, aferição de pressão arterial, vacinação, teste de glicemia, encaminhamentos de exames de PSA e ultrassonografia. Foram realizados 95 atendimentos direcionados aos servidores do órgão, dentre eles agentes de controle de endemias.

A enfermeira da UVZ, Fabiana Ferreira, lembrou que as vacinas da Hepatite B, Febre Amarela e Tétano oferecidas na Campanha representam uma forma de proteção para os agentes, que na sua maioria trabalham com material perfuro cortante.

Para o coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, o homem precisa de prevenção, assim como a mulher, e ir sempre em busca de melhores condições de saúde.

Coordenador da UVZ, Natanael dos Reis, participando ativamente da ação alusiva ao Novembro Azul

“Nosso contingente é de maior número de homens acima de 40 anos. A palestra é muito interessante pois daqui eles começam a compreender a necessidade de procurar a prevenção”, destacou o coordenador.

O médico Paulo Henrique explicou que o foco era na saúde do homem e, principalmente, no Câncer de Próstata que está em segundo lugar entre os mais comuns nos homens, daí a importância do diagnóstico precoce através do PSA e o Toque Retal, além, também, do esclarecimento de dúvidas levadas pelo público.

A campanha Novembro Azul está sendo organizada pela direção da Policlínica de Atendimento Médico(PAM) de Caxias que tem à frente as enfermeiras Milena Souto e Ivana Furtado.

“Montamos uma programação bem diversificada e que pudesse contemplar a cidade como um todo, os profissionais da rede de saúde e as UBS’s. Estamos à disposição da população para este trabalho preventivo contra o Câncer de Próstata”, esclareceu a diretora administrativa do PAM, Milena Souto.

Confira mais fotos:

A programação segue por todo o mês de novembro nas UBS’s e órgãos parceiros. Confira abaixo:

Palavras chaves: ,