U.I.M. Governador Pedro Neiva de Santana, no povoado Brejinho, realizou um treinamento preventivo de combate a incêndios. Os profissionais do Corpo de Bombeiros de Caxias, o sargento Albuquerque e o aspirante Lanak, proferiram palestras e demonstrações práticas de como proceder em casos de incêndios provocados por vazamentos de gás de botijão, explicando a forma adequada para o uso de extintores de incêndio.

O treinamento foi destinado a funcionários e professores. Para o professor Paulo de Tarso essas ações são interessantes e muito proveitosas.

“Um evento como esse é de grande importância para escola. A gestora Jesus Teixeira está de parabéns pela iniciativa, pois é de suma importância esse aprendizado passando para o professor, para o vigia, para o zelador até chegar ao gestor, afinal todos precisamos estar atentos para os atos preventivos que podem fazer a diferença em uma momento crítico”, destacou o professor.

Para o sargento Albuquerque, apresentar na prática algumas técnicas pode fazer a diferença em momentos de tensão em relação a incêndios.
Segundo o aspirante Lanak, pode-se ganhar tempo na resolução de alguns procedimentos referentes a incêndios.

“Esse treinamento é uma forma do Corpo de Bombeiros se fazer presente através de técnicas repassadas a professores, funcionários e todo o grupo do setor escolar, pois assim todos que participaram podem, de forma simples e com calma, resolver problemas baseados nas técnicas repassadas pelos profissionais do Corpo de Bombeiro”, ressaltou o sargento.

Segundo a gestora da escola, Jesus Teixeira, a ação é indispensável para prevenir acidentes e evitar danos maiores.

Essa palestra e treinamento veio proporcionar a todos os funcionários a percepção necessária para perceber algo que possa estar fora do contexto e normas determinadas pelo Corpo de Bombeiros. Assim, podemos agir de forma mais segura evitando determinados incêndios e sabendo utilizar os devidos extintores para conter alguns tipos de incêndio. Mas essa ação não ficará só destinada a funcionários e professores, em outro momento vamos trazer esses profissionais para repassar a importância de não se passar trotes à corporação do Corpo de Bombeiros e, de forma positiva, também saber como agir, ou avisando alguém ou percebendo algo, relatando aos responsáveis. Quem ganha com isso somos todos nós”, ressaltou a gestora.

Além de palestras e explicações teóricas, os bombeiros demonstraram na prática alguns procedimentos a serem feitos para conter, em determinadas situações, focos de incêndio. Além disso, falou-se sobre o melhor extintor a ser utilizado de acordo com a situação, dentre eles os de água, de CO² e de pó químico, evitando desta forma piores consequências.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , , ,