O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE/Caxias conclui na madrugada desta quinta-feira (30), um importante trabalho que garantirá mais eficiência para o tratamento da água realizado na Estação de Tratamento de Água Volta Redonda, responsável pelo abastecimento de 60% da população de Caxias. A ação consistiu na substituição de placas dos floculadores da ETA.

A Estação possui 25 anos de funcionamento e, ao longo do tempo de operacionalização nunca havia sido reformada, o que provocou um desgaste natural dos floculadores. Eles têm a função de remover as partículas de sujeira em suspensão da água por meio de dois processos, o primeiro é a coagulação, realizada com a ajuda do sulfato de alumínio e, na posterior formação dos flocos – que é a etapa da floculação.

Com essa reforma, a estação vai ficar mais eficiente e com isso vamos ter uma qualidade de água assegurada em todas as épocas do ano, principalmente no período chuvoso em que a água do rio apresenta uma turbidez elevada, com muito sólido em suspensão, ou seja, essa reforma irá aumentar a eficiência do floculador, na retirada dessas partículas de sujeira, garantindo assim, a qualidade do tratamento da água”, explica o engenheiro Arnaldo de Arruda Oliveira, diretor do SAAE/Caxias.

Por conta desse trabalho, o fornecimento de água foi interrompido por mais de 12 horas nos seguintes bairros: Pampulha, Volta Redonda, Cangalheiro, Vila Alecrim, Vila Lobão, Castelo Branco, Nova Caxias, Cohab, Refinaria, Centro, Seriema, Vila São José, São Francisco e Baixinha.

O SAAE alerta que a rede de abastecimento de água já está funcionando desde às 4h da manhã e que, após a pressurização completa da rede, o fornecimento de água vai ser normalizado na parte alta da cidade até às 18h de hoje.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem:

 

Palavras chaves: , ,