Foi realizado no auditório da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Caxias um treinamento direcionado aos Agentes de Controle de Endemias. Os temas foram repassados pela Coordenação Estadual de Combate à Malária, sendo abordados os seguintes assuntos: metodologias de trabalho, cumprimento de metas e informações sobre o parasita da Malária, pois o plasmódio está em constante mudança.

Para o coordenador Estadual de Combate à Malária, Carlos Alberto, as estratégias de trabalho apresentadas para os agentes possibilitam que eles tenham acesso às importantes ferramentas de conhecimentos para diagnóstico precoce e tratamento imediato da doença.

Em Caxias são visitadas 601 localidades e, de janeiro a novembro deste ano, foram realizados 971 exames de plasmódio para Malária, onde foram confirmados apenas 03 casos da doença, sendo todos na zona rural e importados de outros estados.

A diretor da UVZ Caxias, Natanael dos Reis, destacou que o treinamento teve foco no controle vetorial e que o Estado tem a atribuição de passar esse conhecimento.

“Aqui o senhor Carlos Alberto falou em modificações medicamentosas e mutação sobre o plasmódio, que mesmo na era moderna pessoas podem ser acometidas. Vale lembrar que, em Caxias, tivemos apenas três casos da doença, exatamente pelo cuidado que nós temos e, ainda assim, foram importados”, explicou o diretor.

 

 

 

Confira a reportagem:

Palavras chaves: , ,