A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres encerrou no último domingo (10) com uma caminhada que saiu do Largo de São Sebastião até a Feirinha da Gente.

Vestidos com camisetas na cor branca, as mulheres e os homens que participaram lembraram do dia 06 de dezembro, onde se comemora no Brasil o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

“Essa Campanha acontece em meio a datas significativas e históricas. No mundo ela é desenvolvida a partir do dia 25 de novembro, no Brasil a partir do dia 20, que é o dia em que marca a luta contra o racismo, ao preconceito, às desigualdades. E hoje ela está encerrando, que é o Dia Internacional de Direitos Humanos, onde nós devemos buscar combater qualquer violação dos direitos humanos de homens e mulheres”, destacou Jesus Andrade, presidente do Conselho de Direitos da Mulher.

“Primeiro eu quero parabenizar a iniciativa da Campanha que visa conscientizar os homens e também as mulheres para a prevenção, em relação à questão da violência cometida contra as mulheres. Segundo eu quero lamentar, quer dizer, os dados estatísticos demonstram que a violência do homem contra as mulheres ainda é um fato, porque muito se fala da violência nas ruas, mas ela se encontra no âmbito dos lares, e dos lares se espalha pra rua. Qualquer iniciativa que visa despertar a consciência sobre essa temática é sempre bem-vinda”, pontuou Gilvaldo Quinzeiro, poeta e professor.

“Nós mulheres nos sentimos mais vulneráveis a essa questão da violência, seja ela violência sexual, econômica, física e moral. Uma das formas é a gente observar e se for o caso, denunciar”, lembrou Daniely Melo, professora.

Em Caxias a Campanha foi desenvolvida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, que trabalhou a temática: Feminicídio, a Luta Contra a Impunidade. Na Feirinha da Gente, foram mostrados vários banners com os diferentes tipos de violência tipificadas em lei: Violência Física, Patrimonial, Moral, Psicológica e Sexual.  A Campanha teve início no último dia 25 de novembro e finalizou em 10 de dezembro. Nesse período, as profissionais da Secretaria adentraram a órgãos públicos e privados, realizando palestras e blitz informativas junto ao Corpo de Bombeiros, profissionais do SAAE, Shopping Center, Guarda Municipal e Unidade Regional de Ressocialização.

Na Feirinha da Gente foi realizada a apresentação do Balé da Secretaria da Mulher e, também, uma performance teatral: Cena Curta “Flores” com o grupo Fama, pedindo o fim da violência contra a mulher. O prefeito Fábio Gentil também deixou sua mensagem no encerramento da Campanha.

Cena Curta “Flores” com o grupo Fama.

“Essa Campanha foi voltada para os nossos homens. Porque os homens precisam saber que a violência não é só física, a gente tem vários tipos de violência. O intuito da Campanha 16 Dias de Ativismo é o combate à violência contra a mulher e ao feminicídio, que hoje a gente sabe que o índice tá altíssimo por falta de valores familiares. Nós precisamos dizer que os homens precisam tratar nossas mulheres com carinho, porque o que a gente precisa é disso. O trabalho da Secretaria da Mulher é isso, é estar empoderando nossas mulheres para que elas sejam independentes, para que elas não se calem, para que elas rompam o silêncio”, explica Taniery Cantalice, Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

“A mulher é um ser sensível e Deus a criou para ser parceira do homem. Eu digo que ao lado de um grande homem, existe sempre uma grande mulher. Nós temos que trabalhar na conscientização de que a mulher precisa ser respeitada pelos seus direitos. Nós temos que conscientizar o povo e fazer com que a lei seja eficaz”, afirmou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Confira a reportagem: