O I Encontro Empresarial de Caxias foi realizado na manhã da última segunda-feira (10) na Secretaria do Trabalho e Economia Solidária, no Centro de Cultura. Na ocasião foram apresentados os serviços oferecidos pela Secretaria, além de dois projetos que vão ajudar a gerar empregos e atrair investidores para a cidade: A Central de Prestação de Serviços e o Cadastro Empresarial de Caxias.

A Central vai disponibilizar o número 3521-1020 para que profissionais capacitados que estão no cadastro da Secretaria e que hoje estão sem trabalhar, possam ser contratados por empresários, em aproximadamente 18 profissões diferentes, como: pedreiro, jardineiro, arquiteto, esteticista, pintor, dentre outras. Já o Cadastro Empresarial de Caxias vai disponibilizar no site da Prefeitura de Caxias a relação com mais de 6 mil empresas do município por atividade, bairro e o detalhamento de cada uma delas, para que os empresários que desejem investir na cidade possam saber onde é melhor para investir.

“Esses dois projetos são programas que vão influenciar diretamente no desenvolvimento da cidade, e nós estamos hoje aqui junto com o nosso secretário do Trabalho, Fause Simão, e demais secretários que vão dá uma demonstração daquilo que pode ser feito, a intermediação entre o empresariado, a população e a Prefeitura na sua atual administração. O prefeito Fábio Gentil acredita que se a gente integrar a população junto com a administração pública, todos nós temos a ganhar. Esse é o objetivo maior com os projetos que estão sendo implantados”, explicou Clineu César Coelho, assessor especial do Gabinete da Prefeitura de Caxias.

Os empresários acreditam que os projetos têm muito a contribuir com o Município.

“Isso já era esperado pela classe empresarial, até porque a empresa precisa. A empresa estava precisando de uma informação, como acionar o trabalhador. Sendo informado pela Secretaria é mais seguro, mais vantajoso e gratificante”, afirmou Fernando Lima, empresário.

“Eu achei muito proveitoso tudo o que foi apresentado aqui. Nós trabalhamos com a área de estética e beleza e nós precisamos do apoio do poder público”, lembou Gean Gomes, empresário.

“Foi muito louvável a visão que eles tiveram, a Secretaria está de parabéns, tanto o doutor Fause, quanto o doutor Clineu. A abertura junto com os empresários, o intercâmbio e também a oportunidade de ter o registro das empresas, oferecendo novos serviços. Essas pessoas que vão ser inseridas no mercado de trabalho é algo muito importante, porque a nossa cidade merece. As vezes a gente procura um profissional, a gente não encontra, eu mesmo já tive problemas com pessoas que vão consertar ar-condicionado, a pessoa me indicou, foi lá mas não fez o serviço, e aqui a pessoa vai fazer o serviço e a gente vai ter o resultado, a pessoa se compromete”, disse Conceição Sales, empresária.

O secretário Fause Simão anunciou que a Secretaria do Trabalho e Economia Solidária intermediou, em 2017, 296 empregos até agora.

“Hoje é um marco, é a apresentação final de um trabalho, depois de um ano do nosso trabalho. Nós estamos mostrando que a intermediação da Secretaria do Trabalho é fundamental para que nós possamos colocar, cada vez mais, os trabalhadores que se encontram desempregados no mercado de trabalho. Nós tivemos a apresentação de nossa Central, o ápice do nosso evento, onde os empresários vão ligar e pedir a mão de obra necessária e qualificada através do telefone, além do Cadastro dos Empresários. Hoje já contamos com 296 novos trabalhadores no mercado de trabalho este ano de 2017. É sucesso absoluto, é o combustível do nosso trabalho”, ressaltou Fause Simão, secretário do Trabalho e Economia Solidária.

O prefeito Fábio Gentil destacou que o município, aos poucos, está criando as condições para atrair investimentos e gerar empregos.

“Nós entregamos a Secretaria do Trabalho ao Fause Simão, uma pessoa que tem se dedicado constantemente na realização desses eventos dentro do município de Caxias. Essas parcerias são necessárias porque é uma forma de você contabilizar tudo isso, é uma forma interessante para que o município possa desenvolver. Vindo pra cá, quando você faz esse cadastro, você gera uma expectativa. O que nós precisamos são de investidores que tenham a coragem e a capacidade de investir, com a criação e a implantação de novas empresas. Mas para que isso aconteça, o município tem que fazer a sua parte, nós estamos facilitando por meio dos impostos, com a vinda de turistas. Nós estamos fazendo de tudo para que as pessoas tenham amor pela cidade, e esse Natal Iluminado é um exemplo pro Maranhão todo e pro país. Mesmo num momento de crise, nós conseguimos colocar o sorriso no rosto das pessoas. Quanto mais a gente investe, o comércio gira, quanto mais o comércio girar, mais empregos teremos. É assim que a gente constrói a cidade que a gente quer”, destacou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,