O encontro ocorreu nessa quarta-feira (10) na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias, onde as secretarias municipais de Cultura; Meio Ambiente e Defesa Civil; Segurança; Transportes; Polícia Rodoviária Federal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) definiram o plano de trabalho para as festividades em honra a São Sebastião, que acontecem nesse domingo, dia 14 de janeiro, como explica o secretário Arthur Quirino. Segundo ele, a Prefeitura vai dar toda infraestrutura para que o evento ocorra de forma organizada e tranquila para os devotos do santo.

“A exemplo do que ocorreu ano passado, a gente percebeu que devia assumir essa responsabilidade em parceria com a Associação para que a gente faça uma organização melhor, tanto na parte do trânsito, quanto na parte do som. A Polícia Militar, Polícia Civil e Meio Ambiente vai estar regulando isso. Em contrapartida, nós da Secretaria vamos oferecer a estrutura de som do local, com apresentações culturais para que o evento seja realizado com a segurança que a cidade merece”, explicou Arthur Quirino, secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Esporte, Turismo e Juventude.

“Fizemos todo o planejamento para todo o dia (manhã, tarde e noite) no Largo de São Sebastião. O evento vai ser das 05h da manhã às 00h. O trabalho desenvolvido pelo governo em parceria com a Associação dos Amigos e Devotos de São Sebastião é para que o evento seja realizado de forma organizada”, disse Capital Malheiros, coordenador de Defesa Civil.

O presidente da Associação de Amigos dos Devotos de São Sebastião, Benedito Assunção, disse que ficou satisfeito com o apoio da Prefeitura Municipal.

“Nós tivemos o apoio de todas as secretarias e das polícias, todo mundo se comprometeu, cada um dentro de suas funções para que o evento tenha um êxito que é esperado por todos nós que somos devotos de São Sebastião”, disse Benedito Assunção, presidente da Associação de Amigos dos Devotos de São Sebastião.

Programação

O festejo de São Sebastião é tradicional em Caxias e, em 2018, completa 131 anos de homenagens. O levantamento do Mastro de São Sebastião acontece nesse domingo a partir das 17h, mas desde as 05h da manhã já tem programação: 05h – Alvorada em frente à Capela de São Sebastião; 10h – retirada do Mastro na Reserva Ambiental do Inhamum; 15h – Levantamento do Mastro no Largo de São Sebastião.

Trajeto

Durante todo o trajeto: reserva do Inhamum; rotatória da BR-316 com a MA-127; UPA; Igreja N.S. de Nazaré; Ponte de Cimento; Centro Artístico; Praça Dom Luís Marelim até o Largo de São Sebastião será orientado pelos agentes de trânsito do Município ligados à Secretaria de Transportes.

Proibido som automotivo

Os secretários Pedro Marinho, de Meio Ambiente e Defesa Civil e o sargento Mesquita, secretário Segurança, informam que será proibido o uso de som automotivo e que será mantida a tranquilidade dos devotos de São Sebastião.

Não vai ser permitida a presença de carretinhas e de paredões no trajeto do evento, já que é um evento essencialmente religioso. Esse ano tem local para estacionamento. Foi feito um plano de manejo. O engenheiro florestal acompanhou a escolha da árvore que vai ser suprimida, foi dada uma autorização e já vem sendo feita a substituição dessas espécies ao longo de toda a estação chuvosa para que a reserva não sofra impactos ambientais”, disse Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

“A gente está alinhando as forças de segurança para que tenhamos um evento mais organizado. Estão nessa parceria: Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal. A organização evita muitos problemas e temos um evento com segurança”, disse o sargento Mesquita, secretário de Segurança.

Palavras chaves: ,