A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil já iniciou o trabalho de monitoramento de áreas de risco em Caxias. O secretário Pedro Marinho destaca que o objetivo é fazer com que sejam realizadas intervenções antecipadas.

“Nós encontramos a Defesa Civil sem nenhum acervo. Então, nós estamos terminando de fazer o cadastramento das áreas de risco e já começamos a colocar em prática o plano de contingenciamento para catástrofes, que a gente espera que não aconteçam”, disse Pedro Marinho, secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil.

A coordenação de Defesa Civil, inclusive de maneira preventiva, enviou a São Luís\MA uma equipe para participar de um treinamento na Sala de Monitoramento de Condições Climáticas da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Segundo o capitão Malheiros, coordenador da Defesa Civil em Caxias, o objetivo do prefeito Fábio Gentil é criar em Caxias uma sala de monitoramento em breve. Sobre o treinamento em São Luís, o coordenador de Defesa Civil do Município disse que os conhecimentos obtidos na capital permitem prever a quantidade de chuvas e minimizar os danos com até 06 horas de antecedência.

“A intenção do prefeito é criar uma Sala de Monitoramento em Caxias, haja vista que já tivemos enchentes que causaram muitos danos em bairros da cidade. O que vimos de mais importante nesse treinamento é que podemos ter com fidelidade de precisão de 06hs de antecedência a previsão das chuvas, os índices pluviométricos para que a gente possa se precaver aos incidentes e assim poder fazer um trabalho preventivo junto a essas comunidades”, explicou o capitão Malheiros, coordenador de Defesa Civil do Município.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,