O Programa Criança Feliz, lançado este mês em Caxias, já está em funcionamento nas áreas de atuação dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS), como explica o professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Programa está acompanhando em Caxias 600 famílias, tanto na zona urbana, quanto na zona rural, por meio de uma equipe formada por 23 profissionais.

“Essa equipe de 23 pessoas, sendo 01 técnico, 02 supervisores e 20 visitadores eles estão divididos nos CRAS. Há uma pré-seleção das famílias que já são acompanhadas pelos CRAS e esses visitadores já estão indo visitar as famílias para trazer pra nós os relatórios e as necessidades”, disse o professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

O Programa Criança Feliz do Governo Federal é desenvolvido em Caxias pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e presta orientação às gestantes desde o pré-natal; além disso, após o nascimento, a criança é acompanhada até os 06 anos de idade.

O trabalho é desenvolvido em parceria com as secretarias de Saúde, Cultura e Educação. O secretário adjunto cita algumas das orientações que as mães recebem.

“É um Programa a nível federal, nós abraçamos e certamente será mais um trabalho na cidade que a gente quer. A mãe será acompanhada sobre a carteira de vacinação, pra saber se está tudo em dia; a importância de fazer o pré-natal; posterior ao nascimento da criança, a importância da amamentação; os primeiros exames que a criança deve fazer, mas há casos em que vamos acompanhar crianças que já nasceram. Então, essas crianças com três anos, nós vamos observar o desenvolvimento intelectual dela, a situação na escola onde está matriculada, qual o comportamento e se tem algum problema”, explicou professor Chiquinho, secretário adjunto de Assistência e Desenvolvimento Social.

Palavras chaves: ,