A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca reuniu nesse fim de semana aproximadamente 35 entidades que vão receber os produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em 2018. O intuito foi explicar os critérios do Programa.

Os produtos adquiridos pelo PAA este ano serão distribuídos para 18 equipamentos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do município; 05 órgãos da Saúde e mais 10 entidades da sociedade civil, vinculadas a trabalhos sociais, como explicou o secretário da Agricultura, Abastecimento e Pesca, Ney Jeferson.

“O PAA consiste num trabalho em que nós compramos dos produtores e doamos para as entidades. Então nós vamos entregar semanalmente esses produtos que a gente comprar. Essa reunião com as entidades foi para explicar, porque cada entidade ao receber os produtos tem que assinar um termo de recebimento, toda uma questão legal que elas têm que cumprir. Então, a gente fez esse evento para falar sobre o novo PAA e as exigências legais”, explicou Ney Jeferson, secretário da Agricultura, Abastecimento e Pesca.

A retomada do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) deve ser realiza ainda este mês de janeiro. Em 2018, o aporte de recursos vai ser maior, passando de R$ 600 mil para mais de R$ 1 milhão e 69 mil reais. O número de famílias atendidas pelo Programa também vai aumentar, saindo de 136 para quase 400 famílias em mais de 30 povoados.

O PAA é um Programa do Governo Federal que consiste na compra de produtos da Agricultura Familiar e posterior distribuição na Rede de Saúde e Assistência Social do município de Caxias, garantindo que a produção dos trabalhadores cadastrados seja completamente absorvida, como explica o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

“A gente funciona da seguinte maneira: O MDS tem o dinheiro, nós cadastramos os agricultores. Em seguida, é emitido um cartão, onde com esse cartão os trabalhadores vão sacar esse dinheiro no banco. A gente recebe o produto e distribui. Cada agricultor que nos fornece, nós emitimos uma nota para ele de fornecimento”, explicou Ney Jefferson, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca.

Confira mais fotos:

 

Palavras chaves: , , ,