Foi realizado na Unidade Escolar Gervasio Costa, no povoado Rodagem (2º Distrito de Caxias), um evento de promoção à Saúde do Homem, que contou com cerca de 300 moradores do povoado e de localidades adjacentes.

A ação coordenada pela enfermeira Andreza Thatila também teve a participação de Agentes Comunitários de Saúde das UBS’s dos povoados Rodagem e Santo Antônio, como também de outros profissionais das unidades. Também estiveram presentes as enfermeiras Yasmin e Nelzi, da Coordenação da Atenção Primária em Saúde do Município; o médico Henrique Neto; a odontóloga Luciana e a equipe itinerante de exames do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Na ocasião foram disponibilizados os seguintes serviços: verificação de peso e altura, glicemia capilar para diagnóstico precoce de Diabetes, aferição da pressão arterial e testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C.

“Buscamos incentivar a prevenção e promoção da Saúde do Homem, bem como poder diagnosticar doenças frequentes nessa população, a exemplo das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que vêm aumentando muito no Brasil e em nossa região, e que estão ligadas principalmente ao mau uso do preservativo; além de outras doenças, como Hipertensão e Diabetes, que levam a sequelas graves se não descobertas e tratadas adequadamente. Outra preocupação é o Câncer de Próstata, que é o câncer que mais atinge e mata homens após os 50 anos, sendo passível de tratamento se descoberto precocemente, mas que carrega consigo grande carga de preconceitos e dúvidas”, disse o médico Henrique Neto.

“Aqui nós somos bem acompanhados pelo pessoal do Posto e, agora com esse trabalho deles aqui, foi muito bom para saber como anda a nossa saúde”, disse José da Silva, morador do povoado Rodagem.

O evento intitulado “Homem também se cuida”, contemplou ainda encaminhamentos para serviços especializados; entregas de preservativos, folders e de lembranças; palestras sobre DSTs e Câncer de Próstata; ações de Saúde Bucal; exame de Toque Retal e consultas médicas.

“Foi um dia bastante produtivo para a população e de trabalhos intensos, de modo que faremos outro evento complementar para atender melhor a demanda da área; o mesmo ocorrerá dia 19 de fevereiro, na própria UBS Rodagem, porém, em menor amplitude que o anterior. Este evento foi voltado especialmente para a Saúde do Homem, já que esta é uma preocupação do Ministério da Saúde e da Coordenação de saúde local, pois o homem, ao contrário da mulher, não costuma frequentar o Posto de Saúde devido ao preconceito e ausência de incentivo, indo somente quando sentem algo. Na zona rural isso é ainda mais grave e onde fatores socioculturais ainda pesam muito”, disse a enfermeira Andreza Thatila.

Confira mais fotos:

Palavras chaves: , ,