O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) recebeu em sua nova sede, no bairro Seriema, a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, composta pelo superintendente de Vigilância em Saúde do Maranhão, Edmilson Silva Diniz Filho; o coordenador do CEREST/MA, Luciano Mamede e a técnica do CEREST/MA, Socorro Castro.

Em reunião com a secretária municipal de Saúde, Socorro Melo e o coordenador do CEREST Regional Caxias, Eliel dos Santos, foram tratados assuntos relacionados à Política de Saúde do Trabalhador.

Luciano Mamede, coordenador do CEREST/MA; Socorro Castro, técnica do CEREST/MA; Socorro Melo, secretária municipal de Saúde; Edmilson Diniz, superintendente de Vigilância em Saúde do Maranhão e Eliel dos Santos, coordenador do CEREST Regional Caxias.

Na oportunidade, foram discutidas estratégias para ampliação das ações do CEREST Caxias para os demais 48 municípios de sua abrangência, assim como a intensificação no monitoramento dos agravos à saúde relacionados ao trabalho e ações de capacitação para profissionais de saúde quanto a Vigilância em Saúde do Trabalhador.

“O CEREST Regional Caxias tem um papel estratégico na promoção da saúde dos trabalhadores e prevenção quanto aos agravos e doenças ocupacionais na sua região de cobertura, que conta com 48 municípios. Portanto, o alinhamento das ações entre a gestão estadual e o CEREST Caxias é fundamental para os avanços necessários”, destacou o coordenador do CEREST Maranhão, Luciano Mamede.

Durante a reunião também foi apresentada a minuta da Política Estadual de Saúde do Trabalhador do Maranhão, que vem sendo discutida com os gestores e representantes dos trabalhadores.

“Esta política que está sendo discutida coletivamente será mais um avanço para a saúde pública do Estado do Maranhão”, declarou o superintendente de Vigilância em Saúde no Estado, Edmilson Diniz.

O coordenador do CEREST Regional Caxias, Eliel dos Santos, frisou a importância da parceria com o Estado.

“O fortalecimento da Saúde do Trabalhador depende muito dessas parcerias, e nós estamos felizes em saber desse apoio, o que torna nossa equipe muito mais motivada, resultando em uma melhor prestação de saúde multiprofissional ao trabalhador de Caxias e dos demais 47 municípios da nossa regional”, ressaltou o coordenador.

Na ocasião também discutiu-se o Plano de Ação para 2018 e a alocação de recursos para o desenvolvimento das atividades do CEREST. A secretária municipal de Saúde, Socorro Melo, destacou a importância da visita.

“Isso mostra o compromisso e a responsabilidade da equipe estadual em apoiar a Saúde do Trabalhador”, disse a secretária.

Palavras chaves: , , ,