A Prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMECT), cumprindo o compromisso firmado pelo prefeito Fábio Gentil em dezembro de 2017 durante a festa dos professores, concede nessa quarta-feira (31) o abono salarial no valor de R$ 1.000,00 aos professores da Rede Municipal de Ensino.

Desde o início desse mês, vários professores da Rede Municipal já demonstravam a confiança na administração pública. Para muitos, o abono é uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado, como disse a professora Cleide Gerlane, que reside no Bairro Eugênio Coutinho e que já trabalha para o município há 15 anos.

“O abono representa em primeiro lugar valorização, porque você se sente valorizado, motivado para melhorar ainda mais a sua prática profissional e a educação”, disse Cleide Gerlane, professora efetiva da Rede Municipal de Educação.

Caxias é um dos poucos municípios do Estado que está honrando com o pagamento do abono salarial após já ter concedido ao funcionalismo público o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro, que mais de 70% dos municípios brasileiros não tiveram como pagar. O abono aos professores também vai contribuir com o aquecimento do comércio local.  Alguns profissionais da educação, que fizeram planos contando com o abono, vão poder honrar seus compromissos. É o caso da gestora escolar Gracileide Coutinho.

“Esse abono sempre é bom, porque quem é mãe sempre tem no que investir. Antes, a gente tinha um abono de surpresa, não sabíamos quanto íamos ganhar. Um abono de R$ 1.000,00 a gente já faz um planejamento pensando no material escolar das crianças e na saúde.”, disse Gracileide Coutinho, gestora da Escola Jacira Vila Nova.

“O abono é um dinheiro extra que a gente espera, mas não compromete. A gente utiliza para aquelas despesas que sempre acontecem no início do ano, que é o início do ano letivo dos nossos filhos, cuidados pessoais, alguma reforma na casa. Então para mim é um dinheiro que será bem utilizado”, disse Ana Maria, professora efetiva da Escola Antenor Viana.

A secretária da SEMECT, Ana Célia Damasceno, já havia declarado que o abono é uma forma de reconhecimento.

“Antes de mais nada é uma valorização profissional de todos os nossos professores que fazem a educação. Enquanto muitos municípios não conseguiram pagar o mês de dezembro de 2017, o prefeito Fábio Gentil honra a palavra dele, paga o abono para os professores até o final do mês de janeiro. Estamos trabalhando em nome dos professores de Caxias, para que os professores se sintam honrados, se sintam valorizados diante de um governo que se preocupa com as pessoas”, ressaltou Ana Célia Damasceno, secretária da SEMECT.

“Quando na festa dos professores, que promovemos no início de dezembro no Marília Eventos, anunciamos que o abono estava garantido. Eu pude ver no semblante dos mestres que ali estavam o quanto eles se sentiram prestigiados e satisfeitos com a festa e com o reconhecimento que eu havia anunciado por meio do abono. A você que se dedica a educar nossas crianças e jovens, se empenha da melhor forma possível como um investimento na melhoria do nosso país por meio da educação, os nossos mais sinceros agradecimentos! Nessa quarta-feira, o abono já estará na conta”, reforçou Fábio Gentil, prefeito de Caxias.

Palavras chaves: , ,